Médico Onazuz completa nove anos de atendimento no município

O médico Onazus Suzano está completando mais um ano de atuação na Unidade Básica de Saúde, em Lajeado do Bugre. Profissional recebe um carinho muito grande por parte da população.

O prefeito Olnei Peitrobelli ressalta o ótimo atendimento e a dedicação que o dr. Onazus tem pelos pacientes. “Fico muito feliz por contar com os serviços médicos deste profissional e amigo. É muito difícil em uma unidade pública de saúde, ter mesmo médico por 9 anos”, dize Pietrobelli.

Onazus Suzano dize que está muito feliz. “Eu praticamente conheço todo os pacientes e, isso ajuda na hora de diagnosticar”, ressaltou o Dr. Ele aproveita para  fazer um alerta à população para garantir que as confraternizações nesta época do ano não se transformem em problemas para a saúde.

Uma das principais tradições das festas de Natal e Réveillon é cear com a família e com os amigos. Entretanto, alimentos mal condicionados ou manipulados sem o cuidado necessário podem ser fontes de doenças. Exageros também devem ser evitados, com preferência a alimentos saudáveis.

Uma dica importante, explica Onazus, é selecionar os tipos de pratos que serão servidos, dando preferência sempre aos grelhados, seja qual for o tipo de carne escolhida, e evitar alimentos muitos gordurosos, como frituras, por exemplo. Se a opção for por algum tipo de ave deve-se tirar a pele, pois ela contém uma quantidade muito grande de gordura. Saladas também não devem faltar à mesa.

A secretara municipal de Saúde traz dicas para uma ceia sem perigo durante as festas de Natal e Ano Novo

– Lavar as mãos antes de comer e depois de usar o banheiro.

– Não misturar alimentos de origens diferentes, como carnes e verduras, em cima da pia.

– Não usar a mesma faca durante a preparação de diferentes alimentos.

– Lavar bem frutas e verduras com água potável/tratada e depois higienizá-las com hipoclorito de sódio ou água sanitária (siga as instruções do rótulo ou da bula do produto). Vinagre doméstico não mata os microrganismos. Ajuda apenas a despregar sujeiras.

– Cozinhar, assar ou fritar muito bem os alimentos a serem consumidos.

– Guardar os alimentos já preparados dentro da geladeira.

– Não consumir alimentos de procedência clandestina ou desconhecida.

– Lavar latinhas de refrigerantes ou outras bebidas com água e sabão.

zc1_w756__0c3cc08b42ee72f4c07b0ba5bf8e925cb4a4816381ce891438acb7c2bc0a7c7a_n3s4p