AGRICULTORES RECEBEM AUXÍLIO DA PREFEITURA PARA PRODUZIR SILAGEM

Considerada uma ótima opção de alimento para o gado de leite, a silagem de milho vem cada vez mais ganhando espaço na produção rural. Em tempos de seca, ou de extremo frio em que a pastagem fica prejudicada pela geada, este tipo de nutrição animal tem se tornado uma boa alternativa.

Atenta a essa realidade, a Prefeitura de Lajeado do Bugre, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, tem dado todo o suporte aos pequenos agricultores para a preparação do produto. Uma patrulha da Secretaria da Agricultura vai até as propriedades, e com uma máquina faz a colheita e a trituração da matéria prima. As valas onde a silagem é armazenada também são cavadas pela equipe da prefeitura.

Segundo o vice-prefeito Ronaldo Machado, foram atendidos todos agricultores que solicitaram o serviço no último mês. “Se não fosse o auxílio da prefeitura, a maioria desses produtores não teria condições de produzir a própria silagem. Isso porque o processo necessita de maquinários específicos e que não estão ao alcance de todos”, destacou Ronaldo.

O processo:

A silagem é feita com os pés de milho inteiros e úmidos, que são triturados com as espigas junto. Depois ela é envolta em camadas de lona e enterrada em uma vala, onde fica fermentando por um período, até ficar pronta para o consumo animal.