História

A exploração na região começou com os primeiros imigrantes, formados por um grupo de seis homens fugitivos do movimento revolucionário de 1922. Andaram vários dias até chegarem a região de Palmeira das Missões, seguiram o leito do Rio Passo Grande, abrindo picada a foice e facão, devido ser área de grande mata. Desviando-se do rio, seguiram mais dois dias de caminhada pela mata, chegando ao ponto referencial, onde passaram vários dias descansando nas margens de um rio, o qual não sabiam seu nome, mas era muito rico em espécies de peixe. Com o aumento da população, ficou designado como Lajeado do Bugre, certamente porque na época os seis viviam como bugres, isolados, escondidos das forças revolucionárias, alimentando-se de caça e frutos do mato.

Depois de alguns dias de descanso, resolveram fixar raízes nestas terras, iniciou o cultivo da terra, onde plantavam cultura de subsistência. Trabalhavam em sociedade, os seis companheiros construirão uma casa de moradia, coberta de telha, madeira quadrada com tábuas de costaneiras.

Com o povoamento surgiram as demarcações das terras revolutas pertencentes ao governo, sendo que mais tarde receberam titulo legal de posse. O povoamento contribuiu para a criação das primeiras igrejas, escolas, casas de comércios.

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Lajeado do Bugre, (ex-povoado de Santo Antônio), pela Lei Estadual n.º 9551, de 20-03-1992, desmembrado do municípios de Palmeira das Missões, Cerro Grande e Jaboticaba. Sede no atual distrito de Lajeado do Bugre. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Dados Gerais

Município LAJEADO DO BUGRE
Associação AMZOP
Distância de POA (Km) 388
Via de Acesso BRS-116  BRS-386 KM 80  ERS-325
Prefeito ROBERTO MACIEL SANTOS (PP)
Vice-prefeito RONALDO MACHADO DA SILVA (PSD)
Endereço da prefeitura RUA CLEMENTINO GRAMINHO, S/N
CNPJ 92.410.448/0001-00
Site https://www.lajeadodobugre.rs.gov.br/
Data de Criação 20/03/1992 Lei 9.551
Horário Manhã: 8hs as 12hs Tarde: 13:30hs às 17:30hs

Porte Micro
Altitude da sede (m)
Área (Km2) 67,933
Latitude
Longitude
Microrregião Palmeira das Missões
Mesorregião Noroeste Rio-Grandense
Região Geográfica Sul

A população total do município é de 2.583 de habitantes, de acordo com a estimativa do IBGE (2014).