BALANÇOS, RELATÓRIOS E DEMONSTRATIVOS: ORÇAMENTÁRIO – FINANCEIRO – PATRIMONIAL

Ao

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO

PORTO ALEGRE – RS

 

 

RELATÓRIO CIRCUNSTANCIADO EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2018 DO EXECUTIVO MUNICIPAL DE LAJEADO DO BUGRE, RS.

 

 

 

Tenho a satisfação de apresentar à Vossa Senhoria, o Relatório Circunstanciado do balanço geral da administração direta, deste município, relativa ao exercício financeiro de 2018, acompanhada da presente exposição com a finalidade de demonstrar a real situação financeira do Município.

As metas programadas no Plano Plurianual de Investimentos e na Lei de Diretrizes Orçamentárias, foram realizadas de conformidade com a previsão e de acordo com o fluxo de caixa do exercício encerrado.

 

Destaca-se que seguem nesta prestação os seguintes documentos:

  • Relatório circunstanciado do Prefeito sobre a sua gestão, quanto às metas atingidas, conforme consta na Lei Orçamentária Anual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Plano Plurianual, bem como informações físico-financeiras sobre recursos aplicados na Manutenção e Desenvolvimento do Ensino- MDE/Fundeb e em Ações e Serviços Públicos de Saúde;
  • Relatório ou parecer do responsável pelo Sistema de Controle Interno, de modo a evidenciar a consistência dos sistemas de controle interno atinente à administração do executivo municipal;
  • Ata da Comissão de Inventário de Bens Patrimoniais;
  • Declaração sobre o encaminhamento das leis que compõem o processo orçamentário pelo sistema BLM;
  • Declaração firmada pelo prefeito de que os agentes públicos que desempenharam atividades no Poder Executivo estão em dia com a apresentação das declarações de bens e rendas, nos termos da Resolução nº 833/2008. (alínea acrescentada pela Resolução nº 861/2009);
  • Declaração firmada pelo Contador, ratificada pelo Prefeito, informando da realização de conciliações bancárias e seus respectivos resultados;

 

 

 

 

 

 

1 – EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA

1.1 – ORÇAMENTO

 

A Lei Municipal nº 1519/2018, e 11 de Janeiro de 2018 fixou para o exercício de 2018 uma despesa de acordo com os seguintes valores, inclusive com as alterações ocorridas ao longo do exercício:

 

Despesa Fixada 14.666.300,00
(+)Créditos Suplementares 3.267.634,66
(+)Créditos Especiais 443.094,25
(-)Reduções Orçamentárias 3.035.614,46
Dotação Total 15.341.414,45

 

1.2 – CRÉDITOS ADICIONAIS

 

No exercício considerado, foram autorizados créditos adicionais suplementares os quais foram realizados com os recursos de cobertura provenientes de:

 

Redução de Dotações 3.267.634,66
Arrecadação à Maior 245.709,27
Superávit Financeiro 8.000,00
Op.de Crédito 0,00
Auxílios e Convênios 421.405,18
Total 3.942.749,11

 

 

2 – DAS INFORMAÇÕES SOBRE VINCULAÇÕES CONSTITUCIONAIS

 

 

2.1 – Recursos aplicados na manutenção e desenvolvimento do ensino – MDE, incluindo os Recursos do FUNDEB

 

No exercício em análise foi investido R$ 3.828.479,10 na MDE e FUNDEB, o que corresponde a 35,64% da receita resultante de impostos e transferências.

A valorização do magistério por contas dos recursos transferidos pelo FUNDEB alcançou o valor de R$ 2.062.472,21, equivalente a 103,25%.

 

2.2 – Recursos aplicados nas ações e serviços públicos de saúde – ASPS

 

No exercício em análise, a execução orçamentária apresentou gastos nas ASPS com recursos próprios no valor de R$ 1.646.883,89, alcançando um percentual de 15,33% da receita de impostos e transferências, onde o mínimo aplicável era de 15%.

 

 

 

2.3 – ANÁLISE DA RECEITA

 

A receita orçamentária prevista e a efetivamente arrecadada, está demonstrada através dos seguintes comparativos, no exercício em epígrafe:

 

RECEITA DO MUNICIPIO
TÍTULOS PREVISTA REALIZADA DIFERENÇA
RECEITAS CORRENTES 16.425.300,00 15.131.871,24 -1.293.428,76
Receita Tributária 312.200,00 282.760,46 -29.439,54
Receita de Contribuições 0,00
Receita Patrimonial 58.400,00 27.411,40 -30.988,60
Receita Agropecuária 0,00
Receita Industrial 0,00
Receita de Serviços 73.900,00 56.830,66 -17.069,34
Receita de Transf. Correntes 15.920.800,00 14.743.442,52 -1.177.357,48
Outras Receitas Correntes 60.000,00 21.426,20 -38.573,80
RECEITAS DE CAPITAL 1.141.000,00 83.300,00 -1.057.700,00
Operações de Crédito 0,00
Alienação de Bens 100.000,00 -100.000,00
Amortização de Empréstimos 0,00
Transferências de Capital 1.041.000,00 83.300,00 -957.700,00
Outras Receitas de Capital 0,00
RECEITAS COR.INTRA.ORÇAM.     0,00
RECEITA DE CAPITAL INTRA-ORÇ.     0,00
Dedução Receitas p/FUNDEB     0,00
Outras Deduções      
TOTAL REALIZADO 17.566.300,00 15.215.171,24 -2.351.128,76

 

Todas as receitas e fontes de receitas, de competência municipal, foram devidamente instituídas e são objeto de arrecadação, através de procedimentos administrativos regulares pela Fazenda Municipal.

O Município objetivou a cobrança de receitas atinentes à divida ativa municipal através da execução judicial   ou   através de procedimentos de notificações administrativas, para posterior execução judicial.

 

2.4 – ANÁLISE DA DESPESA

 

A despesa foi realizada de acordo com as autorizações da lei de meios e os créditos abertos ao longo do exercício, assim distribuídos:

 

CONSOLIDADO
TÍTULOS AUTORIZADA REALIZADA(Empenhada)
DESPESA CORRENTE 13.413.772,98 11.444.101,46
Pessoal e Encargos 7.859.682,77 7.238.775,55
Juros e Encargos da Dívida 8.000,00
Outras Despesas Correntes 5.546.090,21 4.205.325,91
DESPESAS DE CAPITAL 1.898.641,47 701.349,60
Investimentos 1.537.092,47 364.939,71
Amortização da Dívida 361.549,00 336.409,89
Inversões Financeiras
Reservas de Contingência 29.000,00
TOTAL 15.341.414,45 12.145.451,06

 

 

2.5 – CONFRONTO DA RECEITA E DESPESA

 

A execução orçamentária alcançou os seguintes valores:

DESPESA REALIZADA

Despesa Autorizada

13.341.414,45
Despesa Total Realizada/Empenhada 12.145.451,06

 

 

RECEITA REALIZADA

Receita Prevista

17.566.300,00
Receita Arrecadada 15.215.171,24

 

3 – OUTROS FATOS RELEVANTES

 

Os programas desenvolvidos durante o exercício tiveram amparo no PPA, tiveram inclusão na LDO e condições orçamentárias para serem executados.

Por fim, destacamos que todas as ações desenvolvidas estão retratadas nas demonstrações contábeis e orçamentárias e os aspectos mais relevantes da execução orçamentária encontram-se apresentadas nesta exposição circunstanciada. Todavia, colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos e apresentação de documentos que se façam necessária como cumprimento do mandamento constitucional de prestar contas.

 

 

 

ROBERTO MACIEL SANTOS
PREFEITO MUNICIPAL