HABITAÇÃO: MUNICÍPIO INICIA ATIVIDADES SOCIAIS

O município de Lajeado do Bugre foi contemplado com o Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR, integrante do Programa Minha Casa, Minha Vida – PMCMV. A Prefeitura e Caixa Econômica Federal são responsável pelo execução, objetivando viabilizar a construção de 49 casas na zona rurais do município.Além do benefício da casa para moradia, as famílias vão receber  atividades social para desenvolver  ações que proporcionam uma moradia digna. O objetivo é a elevação do padrão de vida no meio rural.

As ações iniciaram no final do mês de julho/2018, o programa é coordenado pela Secretaria da Assistência Social. Nesta primeira etapa 16 famílias receberam um curso de pintura. “As famílias foram bastante participativas e acredito que agregaram conhecimento. Além de embelezar o novo lar, pode ser também uma opção de renda”, destacou a assistente social Margarete Duranti. O curso  foi ministrado pelo instrutor do Senar, Antônio Cutes.

Entre as atividades programadas está previsto: palestra sobre saneamento básico e saúde; oficina sobre segurança alimentar, paisagismo, oficina de pomar e horta, artesanato e orçamento doméstico.

A secretária de Assistência Social, Habitação e Política para as Mulheres, Gilvane Bechmam Santos,  destacou: “Todo o trabalho se desenvolve e é organizado com as pessoas. Sempre aprendemos e procuramos fazer um trabalho que beneficie nossos cidadãos, sei o quanto as moradias estão sendo importante. Falo em nome de toda a equipe que esta comprometida com este projeto habitacional e social”.