Lajeado do Bugre oferece atendimento psicológico para crianças, jovens e adultos

O serviço de psicologia é muito amplo em uma secretaria municipal de Saúde. O profissional atende uma população diversificada, com vários tipos de sofrimento psíquico e/ou dificuldades em seu processo de desenvolvimento.

Qualquer pessoa em determinada fase de sua vida: criança, adolescente, adulto oi idoso, pode passar por alguma desses dificuldades e necessitar da ajudada de um psicólogo, ninguém esta livre disso. Quanto mais cedo à pessoa e/ou a família procurar ajuda, será possível diagnosticar e tratar, e ainda, maiores serão as chances de recuperação do sujeito.

O município de Lajeado do Bugre, conta com uma profissional que trabalha 40 horas semanais na secretaria Saúde. Simone Ludwig, atende diariamente pacientes que são encaminhados pelos médicos da própria SMS, por psiquiatras, neurologistas e pediatras. Também ela recebe uma grande demanda de encaminhamentos de crianças e adolescentes, através da equipe técnica do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, pelas escolas, pelo Conselho Tutelar e pelo Ministério Público. “ Ainda, algumas pessoas procuram por atendimento espontâneo, ou então familiar de sujeitos em sofrimento procuram diretamente o serviço”, enfatizou Simone.

Atualmente há um grande número de pessoas que são atendidas na unidade de saúde. Estes atendimentos acontecem através de psicoterapia individual, orientação e suporte para familiares de pacientes em sofrimento psíquico, com dificuldade no contexto familiar e/ou escolar. Também, através do Núcleo de Apoio a Atenção Básica – NAAB acontecem grupos de apoio à saúde mental – grupo de convivência, com a parceria de profissionais da saúde, oficineiros e educadores físicos.

A psicóloga Simone destaca ainda, as principais demandas prestadas pelo município: Pessoas com quadro de depressão; ansiedade; transtorno de humor; esquizofrenia; dificuldades escolares; transtorno de aprendizagem; deficiência cognitiva; distúrbios de conduta; problemáticas no núcleo familiar e dependência química.

O horário de atendimento é de segunda a quinta-feira, com agendamento prévio. Vale apena ressaltar que o poder público disponibiliza outra psicóloga que atende no CRAS.

 

zc1_w756__0ea08a1f811527c3b4402241747eba09614c67fe0428087e2357c7e23356f97c_g7k2z
Psicóloga Simone Ludwig

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *