LAJEADO DO BUGRE PROMOVEU PALESTRA SOBRE OS PERIGOS COM O USO DAS DROGAS

-O objetivo foi é alertar sobre o malefício das drogas ilícitas e lícitas-

 

No dia 27 de novembro, a Prefeitura Municipal, através da equipe do Núcleo de Apoio à Atenção Básica (NAAB) vinculado à Secretaria de Saúde, realizou uma palestra preventiva e educativa sobre drogas e álcool. A iniciativa faz parte do projeto “CIDADE SEM DROGA, FAMÍLAIS FELIZES”.

Segundo os organizados, o objetivo é discutir o tema, gerando uma reflexão por parte da população para a conscientização dos malefícios causados à saúde dos usuários e da violência gerada pelo uso de drogas lícitas e ilícitas.

A palestra foi coordenada pela psicóloga Maricléia Roman. A profissional alertou sobre as consequências do uso das drogas que pode afetar nos relacionamentos e as consequências geradas pelo uso.

 

+ SOBRE DROGAS+

            As drogas ilícitas são substâncias proibidas de serem produzidas, comercializadas e consumidas. Em alguns países, determinadas drogas são permitidas sendo que seu uso é considerado normal e integrante da cultura. Tais substâncias podem ser estimulantes, depressivas ou perturbadoras do sistema nervoso central, o que perceptivelmente altera em grande escala o organismo.

São drogas ilícitas: maconha, cocaína, crack, ecstasy, LSD, inalantes, heroína, barbitúricos, morfina, skank, chá de cogumelo, anfetaminas, clorofórmio, ópio e outras. Por serem proibidas, as drogas ilícitas entram no país de forma ilegal através do tráfico que promove a comercialização negra, ou seja, a comercialização feita sem a autorização das autoridades. Dentre as consequências que as drogas ilícitas trazem pode-se dar ênfase à violência gerada por elas em todas as fases de produção até o consumidor final. As demais consequências são: arritmia cardíaca, trombose, AVC, necrose cerebral, insuficiência renal e cardíaca, depressão, disforia, alterações nas funções motoras, perda de memória, disfunções no sistema reprodutor e respiratório, câncer, espinhas, convulsões, desidratação, náuseas e exaustão.

É importante esclarecer que a dependência das drogas é tratável, ou seja, através do auxílio médico e familiar uma pessoa pode deixar o vício e voltar a ter uma vida normal sem que necessite depositar substâncias que criam falsas necessidades no organismo.