Lajeado do Bugre sediou reunião de apresentação e transição do Programa GERA

Programa atingirá cerca de 11 mil famílias do campo de 14 municípios do RS

Aconteceu durante a manhã desta terça-feira, 20, uma reunião no auditório da Câmara Municipal de Vereadores de Lajeado do Bugre. O encontro contou com a participação da UFSM, campus de Frederico Westphalen, prefeitos, vices, secretários, vereadores, EMATER/ASCAR e pequenos agricultores.

O projeto GERA tem como objetivo de promover o desenvolvimento rural sustentável nos 14 municípios com ações técnicas e de capacitação de agricultores familiares de vulnerabilidade social e econômica pela inclusão produtiva, foi criado o Programa Gera. O convênio do Programa da UFSM junto do Ministério de Integração Nacional (MI) foi feito em 20 de outubro de 2015. Desde então, faltaria apenas o repasse para que a instituição iniciasse as atividades. O Programa Gera foi escolhido pela sigla, pois a palavra tem representatividade, gera inclusão, gera produção, gera conhecimento, gera ações sociais e gera desenvolvimento para com produtores rurais.

Participam do processo agentes técnicos da Emater-RS/Ascar, além dos conveniados da Embrapa, Funasa, acadêmicos e docentes da UFSM dos cursos de Agronomia, Engenharia Ambiental e Sanidade, Engenharia Florestal e Relações Públicas. 25 alunos terão formação e aperfeiçoamento dentro das propriedades, buscando ajudar a resolver os problemas das propriedades e a agregar valor a elas.
De acordo com o professor e coordenador do programa Dr. Genésio Mário da Rosa, o programa irá acrescentar ao campus da UFSM. “Nós estamos muitos satisfeitos com a própria universidade, que aceitou e recebeu os recursos via ministério para que nós pudéssemos desenvolver esse trabalho. A iniciativa só tem a dar frutos, tanto na parte de conhecimento, como na parte de resposta a sociedade”, frisou.
Público-alvo
Pequenos produtores rurais da Agricultura Familiar, inscritos no Cadastro Único do Governo Federal que estão em estado de vulnerabilidade social, econômica e de produção e que recebem o bolsa família.
Municípios
Ao todo, 14 municípios de três regiões do Estado participam do Programa Gera, são eles: Ametista do Sul, Caiçara, Espumoso, Frederico Westphalen, Ibirapuitã, Jaboticaba, Campos Borges, Lajeado do Bugre, Pinhal, São José das Missões, São Pedro das Missões, Sagrada Família e Ronda Alta.
Ações desenvolvidas pela UFSM
Análise Ambientais; água, solo
Diagnósticos sócio econômico agrícola
Intervenções produtivas
Cadeias/rotas de produção: leite, peixe, alimentos, hortifrutigranjeiros
Coordenadores do Programa na UFSM/FW
Dr. Genésio Mário da Rosa
Dr. Jefferson A. da Costa Jr.
Dr. Lorimar Francisco Munaretto

Dr. Arci Dirceu Wastowski
Coordenador Externo: Saul Barbosa
Convênio: Ministério de Integração Nacional (MI)