MUNICÍPIO PASSA A CONTAR COM ATENDIMENTO DO SAMU 192

A prefeitura de Lajeado do Bugre formalizou sua adesão ao programa Chamar 192. O projeto, de iniciativa da Secretaria Estadual da Saúde, é voltado aos municípios de pequeno porte que ainda não possuem cobertura do serviço do SAMU em seu território. Com isso, o município fica integrada à rede de urgência, o que possibilita a abertura do número 192 para os atendimentos de urgência e emergência. Em contrapartida, a Secretaria Estadual da Saúde oferecerá regulação médica primária e secundária, com orientação médica, capacitação das equipes e um repasse monetário.

Conforme a Administração Municipal, esta é mais uma conquista para comunidade. “A nossa secretaria de Saúde vai mantem uma equipe com um motorista e um técnico de enfermagem ou socorrista, pelo menos 12 horas ao dia, ampliado ainda mais os nossos atendimentos à população”, destacou o prefeito Roberto Maciel.

Mais detalhes acompanhe a entrevista com o secretário Municipal de Saúde, Maico de Lima.

Quando chamar o Samu 192?

O atendimento do Samu começa a partir do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. A ligação é gratuita, para telefones fixo e móvel. Os técnicos identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização. Em seguida, as chamadas são remetidas ao médico regulador, que presta orientações de socorro às vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário.

Veja:

– Na ocorrência de problemas cardiorrespiratório;

– Intoxicação exógena e envenenamento;

– Queimaduras graves;

– Na ocorrência de maus tratos;

– Trabalhos de parto em que haja risco de morte da mãe ou do feto;

– Em tentativas de suicídio;

– Crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito;

– Quando houver acidentes/traumas com vítimas;

– Afogamentos;

– Choque elétrico;

– Acidentes com produtos perigosos;

– Suspeita de infarto ou AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial são os sintomas mais comuns);

– Agressão por arma de fogo ou arma branca;

– Soterramento ou desabamento;

– Crises convulsivas;

– Transferência inter-hospitalar de doentes graves;

– Outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.

Quando não chamar o Samu 192

– Febre prolongada;

– Dores crônicas;

– Vômito e diarreia;

– Levar pacientes para consulta médica ou para realizar exames;

– Transporte de óbito;

– Dor de dente;

– Transferência sem regulação médica prévia;

– Trocas de sonda;

– Corte com pouco sangramento,

– Entorses;

– Cólicas renais;

– Transportes inter-hospitalares de pacientes de convênio;

– Todas demais situações onde não se caracterize urgência ou emergência médica.