MUNICÍPIO REALIZOU 1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE

Com o objetivo de identificar as prioridades da população no trabalho desenvolvido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a Prefeitura de Lajeado do Bugre através da secretaria de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde promoveram ao longo desta quinta (24/08), a 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde. Tendo como eixo principal o tema “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade”.

O evento foi realizado no salão da igreja Católica N. Sra. De Fátima e reuniu servidores municipais da área da saúde, gestores, usuários e lideranças de entidades.

Conforme a coordenadora do evento, Eliane Chiuza, a conferência teve como objetivo propor diretrizes para a formulação de políticas de vigilância em saúde bem como o fortalecimento dos programas e ações de vigilância. Usuários, profissionais de saúde, gestores e prestadores de serviços discutirão assuntos da vigilância em saúde que é constituída pelas vigilâncias em epidemiológica; sanitária; ambiental e saúde do trabalhador.

Entre as autoridades presentes na abertura da Conferência, esteve o Prefeito Roberto Maciel; representante da 15ª coordenadoria de Saúde, Maria Augusta Ardenghi; presidente do Legislativo, Everaldo de Moraes;  Secretário de Saúde, Maico de Lima; representando do conselho municipal de Saúde, Aldrin Hert; coordenadora da conferência municipal, Eliane Chiuza.

Após os pronunciamentos oficiais, alunos da oficina de violão do CRAS apresentaram uma canção, logo após, foi lido o regimento da conferência e dado início as palestras sobre o tema.

Abriu os trabalhos o médico da Unidade de Saúde, Onazus Suzano, ele enfatizou “saúde do trabalhador”. Já o Dr. Jorge de Mello Wink, abordou assuntos relacionados a vigilância sanitária. A enfermeira Elisangela Mello, falou sobre vigilância epidemiológica. Por fim, a Maria Augusta, da 15ª coordenadoria de Saúde, encerrou a palestra.

Os participantes retornaram à tarde, para o debate em grupo dois 4 eixos da Conferência de Vigilância em Saúde. As demandas apresentadas e discutidas no encontro serão encaminhadas para a conferência estadual. Por fim, foi escolhido os delegados municipais .

O secretário de Saúde Maico de Lima, destacou a importância do evento, e da discussão do tema, sobretudo, ao levar em conta, as dificuldades financeiras que a área da saúde enfrenta atualmente. Para o Prefeito Roberto Maciel, o encontro representa a preocupação da administração municipal com a saúde, que mesmo com as dificuldades, não deixou de receber atenção. “O encontro foi fundamental para o planejamento das demandas da saúde do município, sobretudo, no próximo ano”, destacou.

A 1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE (1ª CNVS) VAI OCORRER DE 21 A 24 DE NOVEMBRO, EM BRASÍLIA. AQUI, NO RIO GRANDE DO SUL, A COMISSÃO ORGANIZADORA MARCOU A ETAPA ESTADUAL, CHAMADA 1ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE (1ª CVS/RS), PARA OS DIAS 6, 7 E 8 DE OUTUBRO, EM PORTO ALEGRE