MUNICÍPIO REALIZOU 1º DOMINGO FANDANGUEIRO

Em homenagem a Semana Farroupilha, a Prefeitura de Lajeado de Bugre realizou no domingo, 17, o 1ª domingo fandangueiro. Durante à noite a comunidade pode acompanhar apresentações das invernadas artísticas de quatro CTGs e o show da conjunto Fogo de Chão.

O CTG Herdeiros da Tradição, de Cerro Grande, trouxe a invernada Mirim e Juvenil, apresentando sete coreografias. Já o CTG Crioulo da Querência, de Jaboticaba, apresentou três danças através da invernada Juvenil. Também a entidade Sentinela da Várzea, de Sagrada Família, participou do evento com duas apresentações da invernada Juvenil. Por fim, o CTG Tropeiro das Missões, esteve presente com a sua invernada Adulta.

Para concluir a festa da Semana Farroupilha, o público se divertiu e dançou ao som do Conjunto Foco de Chão. O grupo está na estrada a mais de 30 anos.

O prefeito Roberto Maciel comentou sobre a importância de promover eventos culturais na cidade. “Precisamos envolver a comunidade e as famílias, trazendo pessoas para participar e apreciar nossas iniciativas. É de grande relevância para o município promover as tradições gaúchas, levando em consideração nossa história, mantendo nossas raízes para as novas gerações”, finalizou Beto.

O evento foi coordenado pelo Diego Cardozo e Vatiesco Duarte, com apoio da secretaria de Agricultura e o patrocínio do Auto Posto Santo Antonio e Mercado do Paulinho.

REVOLUÇÃO FARROUPILHA

A Revolução Farroupilha foi a mais longa guerra civil da história brasileira, durando de 1835 até 1845. Foram dez anos de batalhas entre Imperialistas e Republicanos, os primeiros defendiam a manutenção do império e os segundos lutavam pela proclamação da república brasileira. A revolução, que com o passar do tempo adquiriu um caráter separatista, influenciou movimentos que ocorreram em outras províncias brasileiras.

A questão da abolição da escravatura também esteve envolvida, organizando-se exércitos contando com homens negros que aspiravam à liberdade. Mesmo o ideal supremo dos revolucionários fosse a independência de uma república, os líderes da revolução, eram defensores da escravidão. Tanto que nunca houve promessas aos cativos utilizados na guerra como se fossem militares, de que seriam libertos do cativeiro.
Entretanto o mais importante e polêmico sobre o final da Guerra dos Farrapos está na discussão que envolve o seu desfecho.

Afinal, podemos afirmar que a revolução Farroupilha foi um sucesso?

Pois o que tornava a Guerra dos Farrapos diferente das outras Rebeliões Regenciais que ocorreram na mesma época foi seu caráter revolucionário. Isto é, o rompimento com o Império e a luta pela República e pela abolição da escravatura. Fatores que tornavam o levante gaúcho uma revolução.

Contudo, quanto a este caráter revolucionário, os farroupilhas não obtiveram sucesso. Pois o Brasil manteve-se uma monarquia e o Rio Grande do Sul voltou a condição de província brasileira. Mas o pior de tudo foi que a escravidão foi mantida. Mesmo os que haviam lutado na guerra, poucos foram os que mantiveram sua liberdade após a declaração de paz.