MUNICÍPIO REALIZOU AUDIÊNCIA PARA APROVAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICA

No mês de janeiro ocorreu em Lajeado do Bugre, uma audiência pública

para aprovação do plano municipal de saneamento básico. O evento contou um bom número de participantes.

A iniciativa coordenada pela Administração Municipal visou apresentar, debater e por fim aprovar o PMSB. O Plano foi desenvolvido pelos Comitês Executivo e de Coordenação formados por funcionários públicos e membros da Sociedade Civil de nosso Município, com o apoio técnico do Sistema de Apoio ao Saneamento Básico – SASB da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e apoio financeiro da Fundação Nacional da Saúde – FUNASA.

O Prefeito Roberto Maciel que se fez presente durante a audiência, destacou que o plano é uma importante tarefa de gestão e administração. “É essencial para a tomada de decisões. O plano apresenta as diretrizes, quais ações são necessárias ao longo dos próximos anos, por isso a importância da participação popular”, falou.

De acordo com Margarete Durante – membro do Comitê executivo municipal –  o próximo passo é fazer os ajustes necessários e posteriormente encaminhar para o legislativo para aprovação.

.——————————————–

O saneamento básico foi definido pela Lei n.º 11.445/2007 como o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais relativo aos processos de: a) abastecimento de água potável; b) esgotamento sanitário; c) manejo de resíduos sólidos; d) drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.  Ou seja, o PMSB deve abranger as quatro áreas, relacionadas entre si. O documento, após aprovado, torna-se instrumento estratégico de planejamento e de gestão participativa.