MUNICÍPIO TEM ECONOMIA DE ATÉ 50% DOS MEDICAMENTOS ADQUIRIDOS POR CONSÓRCIO

A    Administração Municipal de Lajeado do Bugre, adquiriu uma remessa de medicamentos, a                                                 fim de estruturar a saúde pública do município.

A Prefeitura de Lajeado do Bugre, firmou parceria através do Consórcio de Saúde Intermunicipal (CONSIM), a fim de adquirir medicamentos por meio de Pregão Eletrônico. São mais de R$ 139.000,00 (cento e trinta e nove mil reais) investidos na farmácia da Unidade de Saúde. Os medicamentos estão sendo entreguem em três remessas. Neste primeiro momento a Prefeitura adquiriu em sua primeira compra cerca de R$ 39.000,00 (trinta e nove mil reais) em produtos.

Segundo o chefe de Prestação de Contas e Projetos, Aldrin Hert, dados preliminares apontam uma economia de até 50%, sobre os valores pagos num pregão próprio, executado pelo município, ou seja, os mesmos medicamos custariam cerca de R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais). “Essa economia se justifica, uma vez que vários municípios enviam seus quantitativos de medicamentos a serem licitados, elevando enormemente a quantidade de medicamentos a serem comprados”, destacou Aldrin.

De acordo com o prefeito Roberto Maciel, as aquisições aumentaram também a variedade de medicamentos. “Nós estamos aguardando a segunda remessa, com isso aumentará ainda mais a quantidade a ser oferecida à população”, disse.

A farmacêutica Ana Paula Seibel, alerta que a maior parte das pessoas tende a esquecer de tomar medicamentos na hora correta ou fazer uso errôneo do mesmo. Mas, apesar de ser normal, a falta de rotina pode ter efeitos como diminuir (ou acabar com) os benefícios do medicamento. “É importante saber orientá-los para que o uso seja feito corretamente. Medicamentos são substâncias que objetivam curar doenças ou aliviar sintomas. São usados para trazer bem estar, porém, se os devidos cuidados não forem tomados, podem causar problemas”, destacou Ana.