PIM EM PLENA ATIVIDADE NO MUNICÍPIO

O Programa Primeira Infância Melhor – PIM está com suas atividades a todo vapor no município de Lajeado do Bugre. Através das visitas domiciliares e atividades coletivas, dão atendidas crianças com idade entre 0 e 4 anos. As famílias recebem as visitadoras semanalmente em suas casas para realizar atividades voltadas ao estimulo e desenvolvimento da criança.

Outra ação é cuidar das futuras mamães. Neste sentido, aconteceu na tarde da segunda-feira (22/04), um encontro de gestantes. O evento foi promovido pelo (PIM), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, CRAS, NAAB e Vigilância Sanitária. Durante o encontro o tema trabalhado foi “As Emoções Durante a Gestação”. Segundo os participantes foi uma tarde muito agradável.

—————————————————————————–

Durante os dias 22 a 25, foi realizado um curso de artesanato com material reciclado. O curso foi pela instrutora do SENAR, Marini Brizolin, que trabalhou técnicas de reaproveitamento de materiais recicláveis, transformando-as em peças decorativas e utilitárias.

As participantes com a técnica assimilada, poderão transmitir para às famílias atendidas, podendo também, confeccionar lembranças para serem distribuídas em datas comemorativas.

O que é o PIM

Política pública pioneira no Brasil, o Primeira Infância Melhor (PIM) é uma ação transversal de promoção do desenvolvimento integral na primeira infância. Desenvolve-se através de visitas domiciliares e comunitárias realizadas semanalmente a famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, visando o fortalecimento de suas competências para educar e cuidar de suas crianças.

Desenvolvido desde 2003, tornou-se Lei Estadual n.º12.544 em 03 de julho de 2006. Tem como referência a metodologia do projeto cubano Educa a tu Hijo, do Centro de Referencia Latinoamerica para la Educación Preescolar (Celep), de quem inicialmente recebeu apoio para a implantação.

Fundamenta-se teoricamente nos pressupostos de Vygotsky, Piaget, Bowlby, Winnicott e Bruner, além dos recentes estudos da Neurociência. Igualmente trabalha com referências multidisciplinares visando o desenvolvimento integral da infância.

O PIM está voltado para o desenvolvimento pleno das capacidades físicas, intelectuais, sociais e emocionais do ser humano, e tem como eixos de sustentação a Comunidade, a Família e a Intersetorialidade.

Compõe um dos projetos prioritários da Secretaria Estadual da Saúde (SES) do Rio Grande do Sul, além de integrar programas estratégicos do Governo do Estado. Serviu de inspiração para iniciativas previstas na Ação Brasil Carinhoso e no Programa Criança Feliz, ambos do Governo Federal, e é reconhecido como uma das tecnologias sociais mais consistentes para o cuidado com as infâncias na América Latina.