PREFEITURA PROMOVE ATIVIDADES DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

A Prefeitura Municipal de Lajeado do Bugre através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou neste mês a Campanha Setembro Amarelo. A iniciava tem como objetivo a  valorização da vida e a prevenção do suicídio, visto que seu índice vem alcançando números alarmantes a nível nacional e mundial.

A ideia de se discutir suicídio vai ao encontro das estratégias terapêuticas, que visam a reinserção da pessoa com transtorno mental à sociedade. Segundo informações, o mais importante é acolher o paciente sem julgamento, críticas ou preconceito. A dor do paciente, neste momento, precisa ser respeitada. Muitas vezes no atendimento ao público recebe-se pessoas com sintoma depressivo e com a ideação suicida. Tendo em vista essa demanda, realizou-se a ideia de realizar este movimento de incentivo à vida e quebra de tabus sobre a depressão no município.

A campanha foi iniciada no Brasil, em 2014, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O Brasil está entre os 28 países, de um universo de mais de 160 analisados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que possui estratégia de prevenção ao suicídio, por conta da atuação dos Caps. A OMS ainda estima que ocorram, no Brasil, 12 mil suicídios por ano. Em 2017, o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná respondem por uma taxa de 23% dos casos. Considerando que os Estados detêm somente 14% da população nacional, o número é preocupante.

A secretaria de Saúde planeja algumas ações como caminhadas, palestras, balões amarelos,  distribuição de folhetos e atendimentos na unidade de saúde. Mais informações estão disponíveis no site www.setembroamarelo.org.br.