PREFEITURA PROMOVE PALESTRA DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

A Prefeitura Municipal de Lajeado do Bugre através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu a Campanha Setembro Amarelo. A iniciava teve como objetivo a  valorização da vida e a prevenção do suicídio, visto que seu índice vem alcançando números alarmantes a nível nacional e mundial.

Neste sentido, o dia 25/09, a secretaria de Saúde juntamente com o NAAB – Núcleo de Apoio à Atenção Básica, promoveram uma palestra sobre o tema para alertar a população sobre os riscos do suicídio que acarreta a morte de milhares de pessoas, principalmente jovens. O salão da igreja Adventista recebeu professores, profissionais da saúde, funcionários públicos e populares, para uma palestra coordenada pela psicóloga Maricléia dos Santos Roman.

“Esta palestra foi importantíssimas para orientar as pessoas que estão passando por uma situação de cuidar de alguém que está passando por momentos difíceis e até mesmo para a própria pessoa saber entender o momento que está passando, que aquilo é passageiro, que ele saiba superar, que saiba como buscar ajuda”, disse o secretário de Saúde, Diego Cardoso.

A psicóloga  Maricléia, aportou a temática de forma brilhante, onde falou como abordar uma tentativa de suicídio, como prevenir, quais são os sintomas, destacando que o processo suicida é algo reversível. Ela trata o caso como uma doença, sendo portanto, passível de tratamento. A profissional frisa que a ideia suicida pode se arrastar por meses. Diante disso, pontua a importância da identificação da ideia para o tratamento. “Raramente o ato é impulsivo”, salienta.

SETEMBRO AMARELO

A campanha foi iniciada no Brasil, em 2014, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O Brasil está entre os 28 países, de um universo de mais de 160 analisados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que possui estratégia de prevenção ao suicídio, por conta da atuação dos Caps. A OMS ainda estima que ocorram, no Brasil, 12 mil suicídios por ano. Em 2017, o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná respondem por uma taxa de 23% dos casos. Considerando que os Estados detêm somente 14% da população nacional, o número é preocupante.