PREFEITURA PROMOVE PALESTRA SOBRE “ASSÉDIO MORAL”

Na manhã desta terça-feira, 03 de julho, no Ginásio de Esportes a Prefeitura Municipal de Lajeado do Bugre realizou uma palestra sobre o tema “Assédio Moral”. Assunto amplamente discutido e combatido nos dias atuais. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT) 42% dos trabalhadores brasileiros já foram vítimas de assédio moral.

O prefeito Roberto Maciel ressaltou a importância da realização da palestra para se discutir o assunto. Falou ainda da preocupação da Administração  em humanizar cada vez mais as relações de trabalho. O foco da palestra foi orientar e esclarecer questões relativas ao assédio moral como forma de prevenção a esse fenômeno que tem atingido muitos trabalhadores (as) inclusive no serviço público.

Para ministrar a palestra foi convidada a mestre em direto e especialista em direito público Taisa Cabeda, advogada que trabalha voluntariamente do Balcão do Trabalhador da UPF – Universidade de Passo Fundo. “O assédio moral no trabalho é toda conduta abusiva, sendo repetitiva e prolongada, que normalmente humilha e ameaça um trabalhador. Dessa forma é fundamental divulgar os efeitos do assédio sobre a saúde do trabalhador e orientá-los sobre o que devem fazer caso sejam vítimas dessa conduta abusiva”, destacou a palestrante.

A procuradora jurídico do município, Cássia Fraga Chiarello, elogiou a iniciativa da Prefeitura e também em atender a uma solicitação do Ministério Público. “Comportamento e condutas inadequadas entre encarregados, subordinados e colegas de trabalho podem comprometer a saúde do trabalhador. Relações desequilibradas reduzem produtividade, geram adoecimento, afastamentos e até ações judiciais”, enfatizou Cássia.