PREFEITURA REALIZA MAIS UMA COLETA DE PNEUS

Com o objetivo de reduzir os riscos de focos do Aedes aegypti e minimizar o impacto ambiental e descarte irregular, a Prefeitura Municipal de Lajeado Bugre mais uma vez realiza uma coleta de PNEUS na cidade. A iniciativa conta com a coordenação da Secretaria de Saúde e com a colaboração da secretária de Obras.

O material inservível é um objeto que retém água, gerando risco ao meio ambiente e à saúde pública. Se abandonado ou disposto inadequadamente exposto à chuva se torna criadouros de vetores de doenças, como o mosquito Aedes Aegypti – transmissor da Dengue.

O secretário de Saúde, Maico de Lima, alerta aos moradores que precisam continuar colaborando no combate ao Aedes aegypti, mantendo os quintais limpos, principalmente nesta época de chuvas, período considerado propício para a proliferação do mosquito.

– Nas lajes e calhas, tire folhas e tudo o que impeça o escoamento da água;

– Pneus velhos ou que não estão sendo utilizados devem ser guardados em locais secos e cobertos;

– Bordas de fontes e piscinas devem ser lavadas com escova semanalmente;

– Pratos de vasos de flores e de plantas devem ser preenchidos com areia;

– Garrafas e embalagens PET podem ser encaminhadas para a coleta seletiva ou guardadas de boca para baixo;

– Caixas d’água devem estar sempre bem tampadas;

– Coloque água sanitária em ralos e locais que possam ter água parada;

– O lixo deve ser colocado em sacos plásticos fechados e depositados em lixeiras, que também devem estar tampadas;

– Potes de água de animais domésticos devem ser lavados com água e sabão;

– Materiais de construção devem ser armazenados em ambientes cobertos e secos.