Prefeitura realiza mutirões de combate à Dengue

As equipes da secretaria de Saúde de Lajeado do Bugre, através da Vigilância Sanitária estão intensificando as ações de combate à dengue, realizando mutirões contra a doença. As ações são feitas nos bairros e centro da cidade com orientação dos moradores, dedetização nas casas e limpeza geral. As secretarias de Obras e Agricultura estão atuando em conjunto para facilitar e agilizar as atividades. No dia 12 deste mês foi realizado um mutirão de combate à dengue em toda a cidade.

“Estamos intensificando o trabalho de prevenção nesse verão e pedindo a colaboração da população nesse processo. É importante que todos colaborem eliminando de suas casas todos os materiais que possam acumular água da chuva, se tornando um criadouro do mosquito da dengue. É necessário também confirmar se não há nenhuma calha entupida ou vasos de plantas que acumulem água.” – disse o secretário de Saúde, Antonio Brizola.

A Secretaria Municipal de Saúde alerta que os moradores precisam continuar colaborando no combate ao Aedes aegypti, mantendo os quintais limpos, principalmente nesta época de chuvas, período considerado propício para a proliferação do mosquito.

“Nós fazemos o tratamento na residência e orientamos as pessoas. A limpeza é de responsabilidade dos moradores. Somos treinados e qualificados para ajudar a população na prevenção contra a dengue, mas para termos total sucesso no trabalho, dependemos que o morador nos receba e ouça as orientações”, observa Daiane Mafalda, vigilante sanitária.

– Nas lajes e calhas, tire folhas e tudo o que impeça o escoamento da água;

– Pneus velhos ou que não estão sendo utilizados devem ser guardados em locais secos e cobertos;

– Bordas de fontes e piscinas devem ser lavadas com escova semanalmente;

– Pratos de vasos de flores e de plantas devem ser preenchidos com areia;

– Garrafas e embalagens PET podem ser encaminhadas para a coleta seletiva ou guardadas de boca para baixo;

– Caixas d’água devem estar sempre bem tampadas;

– Coloque água sanitária em ralos e locais que possam ter água parada;

– O lixo deve ser colocado em sacos plásticos fechados e depositados em lixeiras, que também devem estar tampadas;

– Potes de água de animais domésticos devem ser lavados com água e sabão;

– Materiais de construção devem ser armazenados em ambientes cobertos e secos.

zc1_w756__d6ff9767802422d0f3cd9267edfef7c2f771e85f4781a1f5a4cb84f652702184_s1x9w