SAÚDE PREVENTIVA REÚNE LIDERANÇAS EM LAJEADO DO BUGRE

A Frente Parlamentar em Defesa das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul realizou na sexta-feira (12/07), o terceiro encontro regional que propõe o debate sobre a implementação das PICS na rede de saúde pública dos municípios. O ato, iniciou às 14h, no salão da igreja Adventista, reunindo autoridades, lideranças e terapeutas de sete municípios da região: Boa Vista das Missões, Cerro Grande, Jaboticaba, Lajeado do Bugre, Sagrada Família, São Pedro das Missões, São José das Missões.

 Na ocasião, o coordenador da frente parlamentar e líder do Partido Liberal no Parlamento Gaúcho, deputado Paparico Bacchi, realizou a palestra que propõe uma reflexão mais humanizada sobre os cuidados com a saúde. Além da apresentação de cases de sucesso sobre práticas integrativas desenvolvidos por algumas cidades da região, o ato contou com o suporte técnico para implementação das PICS nos municípios. As orientações foram compartilhadas por Márcia Jacobsen, assessora parlamentar especialista em políticas públicas que já coordenou projetos sobre práticas integrativas nas secretarias da saúde do Estado e do município de Porto Alegre. A secretária de Saúde de Nova Boa Vista, Daiane Desingrini, também compartilhou alguns exemplos das PICS implementadas no município.

 “Proporcionar mais qualidade de vida à população é um grande desafio aos gestores públicos, especialmente no grave momento econômico por qual passa o País, os Estados e Municípios. Porém, é possível encontrar alternativas eficazes e com menor custo aos cofres públicos na área da saúde. As PICS são um grande exemplo neste contexto”, salienta Paparico Bacchi. O parlamentar também destaca que é fundamental o desenvolvimento de projetos com foco na prevenção de doenças.

 Paparico ressalta que as PICS são técnicas inovadoras, econômicas e eficazes que trazem uma visão ampliada na promoção da saúde, analisando o indivíduo na sua integralidade, singularidade e complexidade com base em vários aspectos: físico, psíquico, emocional e social.

 Até o final do ano a Frente Parlamentar vai realizar 20 encontros regionais, com previsão de reunir autoridades de mais de 100 municípios para dialogar sobre o tema. O ato realizado na sexta-feira (12) foi realizado em parceria com a secretaria municipal de saúde de Lajeado do Bugre e do escritório local da EMATER/ASCAR.

  

Texto: Irineu Fontela / Assessor de Comunicação do Deputado Estadual

Fotos: Fábio C. Passini / Assessor das Comunicação da Prefeitura de Lajeado do Bugre