SEAPDR ALTERA PRAZO PARA DECLARAÇÃO ANUAL DE ANIMAIS E ATUALIZAÇÃO CADASTRAL DE PRODUTORES

Em vez de janeiro, período passou para os meses de junho a outubro, em 2022. Declarações complementares seguem disponíveis. A declaração anual de todos os animais é obrigatória.

 

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) informa que o prazo para atualização cadastral dos produtores e declaração anual dos animais em 2022 ocorre entre 1º de junho e 31 de outubro. O novo período foi publicado na Instrução Normativa 54, nesta segunda-feira (20/12), no Diário Oficial do Estado. Desta forma, as planilhas de atualizações não estarão disponíveis em janeiro como de costume.

 

A diretora do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA), Rosane Collares, explica que desde o ano passado a SEAPDR vem trabalhando junto à Procergs, empresa responsável pelo sistema informatizado da Defesa Agropecuária do Rio Grande do Sul, em uma nova plataforma de declaração de rebanho e cadastro de produtores. O objetivo é que a coleta de dados agropecuários, que é obrigatória, ocorra de forma mais completa, assertiva e confiável, o que repercutirá positivamente para toda a cadeia pecuária do Estado.

 

Mais informações procure a Posto da Inspetoria Veterinária de Lajeado do Bugre. A unidade trabalha em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, beneficiando os produtores do município, principalmente por não precisarem mais se deslocar ao município de Palmeira das Missões para efetuar os serviços prestados pelo Estado.