SECRETARIA DE EDUCAÇÃO INVESTE NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES

A Secretaria de Municipal de Educação de Lajeado do Bugre vem desenvolvendo um conjunto de ações voltadas para capacitação docente e para formação de gestores, de acordo com a LDB (Lei n. 9.394/96), as instituições públicas que ofertam a Educação Básica devem ser administradas com base no princípio da Gestão Democrática.

A Gestão Democrática está baseada na coordenação de atitudes e ações que propõem a participação social, ou seja, a comunidade escolar (professores, alunos, pais, direção, equipe pedagógica e demais funcionários) é considerada sujeito ativo em todo o processo da gestão, participando de todas as decisões da escola. Assim, é imprescindível que cada um destes sujeitos tenha clareza e conhecimento de seu papel quanto participante da comunidade escolar ou das instâncias colegiadas.

Para a Secretária de Educação, Rosili Ardenghi, não tem como falar em educação de qualidade sem investir em formação continuada. “A secretaria vem oferece qualificação profissional na área de ensino para melhorar cada vez mais o currículo daqueles que têm um papel fundamental na formação dos futuros cidadãos: os professores”, enfatiza a gestora.

Com esse foco, desde março inúmeros cursos, nas mais diversas áreas, já foram realizadas. O município também firmou diversas parcerias com outras instituições como CESURG e a educadora Aliana Pias.