SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA PEDÁGIO SOBRE CÂNCER DE PRÓSTATA E MAMA

Saúde merece atenção o ano todo! Mas nos meses de outubro e novembro é especial para dedicar atenção especial à saúde das mulheres e dos homens. Em alusão ao Outubro Rosa e Novembro Azul, a Prefeitura Municipal de Lajeado do Bugre, por meio da Secretaria da Saúde, realizou na manhã de terça-feira (27/11) o 1º Pedágio Informativo no centro da cidade.

Com o objetivo de estimular os homens e as mulheres a realizar exames preventivos, a equipe da Secretaria distribuiu folhetos informativos, sobre câncer e meios de prevenção, calendário nacional de vacinação aos passageiros,  condutores de veículos e perdestes que por ali passavam.

A Secretário de Saúde Diego Cardoso  disse que, a iniciativa teve  intenção de chamar a atenção da sociedade sobre a necessidade do diagnóstico precoce do câncer de mana e próstata. A unidade da Sicredi do município também colaborou com a ação.

O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente. No Brasil, o Ministério da Saúde estima 52.680 casos novos em um ano, com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, cerca de uma a cada 12 mulheres terão um tumor nas mamas até os 90 anos de idade. Segundo o INCA, é que represente, em 2016, 28,1% do total dos cânceres das mulheres.

O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. As taxas da manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos. Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo.