BOVINOCULTORES DE LEITE SE REÚNEM EM LAJEADO DO BUGRE

No dia 12 de junho produtores de Lajeado do Bugre reuniram-se no Pavilhão da Igreja Assembleia de Deus, da Linha Picada Grande para debater sobre as Instruções Normativas (IN) 76 e 77. O evento coordenado pela Emater/Ascar orientou sobre os procedimentos que devem ser usados para reduzir a Contagem Bacteriana Total (CBT) e Contagem de Células Somáticas (CCS), assim como o uso de plantas bioativas.

Assistente Técnico Regional da Emater/Ascar, Valdir Sangaletti, destacou que, de acordo com as IN 76/77 os limites da CBT são 300.000 mil UFC/ml e da CCS são 500.000 mil células por ml e que a temperatura do leite no resfriador deve estar no máximo 4ºC no momento da coleta. O veterinário Maicon Silvestrin orientou os produtores que, a quantidade de CBT depende de um manejo higiênico, destacando que os tetos devem ser limpos e secos com papel toalha, feito o descarte dos três primeiros jatos de leite de cada teto, pois possuem grande carga bacteriana. Concluindo que a redução da quantidade de CBT depende de seguir uma rotina higiênica de ordenha.

Os produtores também foram orientados pelo veterinário da Emater/Ascar, Alencar Santos Piovesan. O profissional do município enfatizou que a CCS é um importante indicador da sanidade do rebanho, apontando principalmente casos de mastite subclínica, além de indicar a existência de animais que ultrapassaram os 305 dias de lactação. Nesse sentido, orientou sobre o uso da caneca de fundo preto todos os dias, a qual contribui para o reconhecimento da mastite clínica, bem como, o uso quinzenal do California Mastit Test (CMT), este para auxiliar no diagnóstico de mastite subclínicas.

Outro destaque da reunião foi uso de plantas bioativas e a segurança e soberania alimentar nas propriedades. A extensionista rural social, Michele Carvalho, destacou o uso de plantas bioativas para o rebanho de bovinos de leite, tendo aplicabilidade no pré-diping e pós-diping, bem como no processo de cicatrização. Além disso, foram distribuídas sementes crioulas para incentivar a produção de alimentos pelas famílias.

Ao final do evento, foram selecionas três propriedades para realizar atividades práticas sobre controle de mastite clínica e subclínica, bem como o protocolo adequado para a ordenha. As práticas serão realizas no decorrer dos meses do ano, em forma de demonstração de método para os bovinocultores de leite.

O prefeito Roberto Maciel ressalta a importância da parceria entre Gestão municipal e EMATER, enfatizando o comprometimento em buscar desenvolver políticas públicas em favor do agricultor.  “Um dos nossos compromissos é atender mais e melhor quem mora no meio rural, para isso, vamos ouvir, dialogar e construir projetos e parcerias na busca de melhorias para a comunidade”, afirmou o gestor municipal de Lajeado do Bugre.