CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE LAJEADO DO BUGRE: CONFIRA OS DESTAQUES DO PRIMEIRO TRIMESTRE DO ANO

A Câmara de Municipal de Vereadores de Lajeado do Bugre, abriu os trabalhos oficialmente no DIA 04 DE FEVEREIRO. O presidente do legislativo, vereador Claudio Peixoto, abriu a sessão dando as boas-vindas aos edis e desejando um bom andamento dos trabalhos da casa.

Logo em seguida, o vereador Vilmar dos Santos, fez a leitura de um trecho da Bíblia. Na sequência, o 1º secretário, vereador Gelson Ardenghy, leu o material protocolado na casa: Resolução nº 01/2020 – Estabelece o calendário das sessões ordinárias  da 4º  sessão legislativa, da 7ª legislatura; Indicação nº 01/2020 – Determina que o Executivo Municipal providencie a construção de um bueiro na estrada da linha Esquina Umbu, na propriedade do Sr. Gilvan do Amaral. Vereador proponente Cláudio Peixoto; Indicação nº 02/2020 – Determina que o Executivo Municipal providencie o nivelamento de cascalhamento na estrada da linha Esquina Umbu/Lajeado dos Vieiras. Vereador proponente Cláudio Peixoto; Indicação nº 03/2020 – Determina que o Executivo Municipal providencie a construção de uma parada de ônibus em frente à Escola de Educação Infantil, na avenida Vinte de Março, centro.  Vereador proponente Cláudio Peixoto; Indicação nº 04/2020 – Determina que o Executivo Municipal providencie a perfuração de um poço artesiano na localidade da Esquina Martins, próximo a propriedade do Sr. Raul Santos. Vereador proponente Cláudio Peixoto.

No DIA 18 DE FEVEREIRO, ocorreu a 2ª sessão ordinária. Na pauta houve a apreciação de duas indicações: 05/2020 – Construção de uma parada de ônibus em frente a Igreja Semeadores da Paz, linha Pinto; 06/2020 – Construção de uma parada de ônibus próximo a entrada do Colégio Nestor Guimarães, linha Esquina Umbu.

A 3ª sessão ordinária, ocorreu no DIA 02 DE MARÇO. Os edis apreciaram a indicação nº 07/2020: Que seja providenciado pelo Executivo Municipal o cascalhamento da estrada da linha Esquina Martins.

Já a 4ª sessão ordinária, realizada no DIA 16 DE MARÇO, pauta as seguintes matérias. Projeto de Lei n º 011/2020 – Concede revisão geral anual aos servidores ativos, inativos e pensionistas do Executivo; Projeto de Lei n º 012/2020 – Autoriza o Poder Executivo a conceder ajuda financeira; Projeto de Lei Legislativo n º 02/2020 – Concede revisão geral anual, aos vencimentos dos servidores, em cargos comissionados e efetivos do Poder Legislativo.

A última seção do mês de MARÇO, ocorreu no DIA 31. Em função da pandemia do COVID-19, os vereadores do município aprovaram a seguinte normativa:

A Câmara de Vereadores de Lajeado do Bugre adotou diversas medidas para prevenir a infecção e a propagação do Covid-19 em suas dependências.

O acesso à Câmara Municipal fica restrito aos vereadores, servidores, empregados públicos e terceirizados do Legislativo, e assessores de entidades e órgãos públicos.

A restrição é extensível às sessões plenárias que serão transmitidas exclusivamente pela página do órgão no Facebook, sendo o acesso ao Plenário permitido apenas às pessoas mencionadas acima.

Está suspensa a realização, nas dependências da Câmara Municipal, de eventos coletivos não-diretamente relacionados às atividades legislativas do Plenário e das comissões.

Também estão suspensas as sessões solenes, as audiências públicas, eventos de Lideranças Partidárias e de frentes parlamentares, visitação institucional e outros programas patrocinados pela Câmara Municipal.

A resolução também suspende a participação de vereadores e servidores em eventos ou viagens interestaduais e internacionais, a realização de eventos externos que impliquem em aglomerações e a utilização de cuias de chimarrão de forma individual ou coletiva.

A recomendação aos servidores e agentes políticos é de que adotem medidas básicas de higiene, como: lavar as mãos frequentemente, utilizar álcool em gel e não compartilhar objetos de uso pessoal que possam estar sujeitos à contaminação e disseminação do vírus.

A Casa coloca o telefone (55) 9-8445-5565 e as redes sociais oficiais (https://www.facebook/ Câmara M. de Vereadores Lajeado do Bugre) à disposição dos cidadãos para dúvidas, esclarecimentos e outras demandas que surgirem.

A Câmara de Vereadores é composta pelos seguintes edis: presidente Cláudio Peixoto (Progressista), vice-presidente Marcos Martins (PDT), 1º secretário Gerson Ardenghy (Progressista), Everaldo de Moraes (MDB), Denilson Chiuza (PTB), Maicon Nunes (PTB), Vilmar Martins (PSC), Jader Ardenghi (PT) e Valter Lenchinski (Progressista) ocupante da vaga do vereador licenciado Maico de Lima (PSC).