COMUNIDADE RECEBEU FORMAÇÃO DE ERVAS MEDICINAIS COM FREI WILSON ZANATTA

Frei franciscano Wilson Zanatta desenvolveu no dia 10 de outubro, uma oficina voltada à partilha de saberes a respeito de ervas medicinais e remédios caseiros. O evento foi realizado no município de Sagrada Família e contou com a participação de representes do Poder Público de Lajeado do Bugre.

Segundo Zanata, a palestra privilegia o viés do aprendizado tradicional que passa de geração em geração e os necessários cuidados com os hábitos alimentares para que e mantenha uma rotina de vida saudável.” Esses cursos e oficinas são um momento de partilha, onde procuramos ensinar um pouco do que acumulamos nessa jornada de 15 anos pesquisando o tema e também aprendemos com cada participante que nos traz a experiência das suas tradições, os saberes populares que foram repassados de geração à geração”, explicou Frei Wilson.

A assistente social Margarete Duranti enfatizou a importância da palestra. “Precisamos promover o debate em torno de temas como vida saudável, biodiversidade, sementes, saúde e cura pelas plantas medicinais possibilitando espaço também para troca de experiências, sementes e mudas de plantas”, enfatizou Margarete. O município está implantando um horto medicinal, a iniciativa faz parte de um projeto social contemplado através da Sicredi.

Pesquisador popular e entusiasta das Ervas Medicinais, Zanatta dedica-se ao tema há cerca de 15 anos e já publicou 6 livros sobre o assunto, editados pelo Instituto Cultural Padre Josimo (ICPJ). Os livros de Frei Zanatta – “Ervas Medicinais”, “Tenha Uma Farmácia Em Casa” e “O poder curativo da Guaçatonga” e a coleção de três volumes intitulada “Receitas Caseiras” – são comercializados pela loja virtual do Instituto Cultural Padre Josimo (https://padrejosimo.com.br/loja/) e presencialmente nas atividades de formação que desenvolve, assim como nas coordenações regionais do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA). Os valores arrecadados são integralmente investidos nos projetos sociais e educacionais do ICPJ, sem fins lucrativos.

Publicado por Lajeado Do Bugre em Sábado, 19 de outubro de 2019

This image requires alt text, but the alt text is currently blank. Either add alt text or mark the image as decorative. This image requires alt text, but the alt text is currently blank. Either add alt text or mark the image as decorative.