CRAS PROMOVEU CONFRATERNIZAÇÃO DE ENCERRAMENTO DE ATIVIDADES

A Secretaria de Assistência Social de Lajeado do Bugre, por meio do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, promoveu na última quinta-feira, 23/11, uma festa de confraternização para as crianças, adolescentes, pessoas com deficiência, mulheres e idosos assistidas pelos grupos de orientações do CRAS. Segundo a secretaria da Assistência Social, Gilvane Bechmam, o ato foi uma forma de agradecer todo apoio e companheirismo ao longo do ano de 2017.

O evento contou também com a presença do prefeito Roberto Maciel dos Santos, vice-prefeito Ronaldo Machado, secretária da Fazenda Aline Lírio, secretário da Administração  Gelson  Ardenghi, secretário do Planejamento Vilmar Brandão, secretária de Educação Roseli Ardenghi, secretário de Obras Paulo Adriano Tavares, secretário de Agricultura Diego Cardoso e secretário municipal de Saúde Maico de Lima. Os gestores receberam uma homenagem  especial pela equipe da Assistência Social e do CRAS.

O público pode acompanhar uma palestrante com a psicóloga Eline Ester Grossi. Ela é natural de Rondinha, palestrante desde ano 2006 e é coautora de dois livros: Pais competentes de filhos doentes (2012) e  Uma Criança para um novo mundo (2014). Tema da palestra foi  “ Relato de Experiência – A importância dos Pais no Sucesso Profissional dos Filhos”.

Outro destaque, foi as apresentações realizadas  pelas crianças e adolescentes. A primeira performance foi do Grupo de Orientação em Violão, sendo atendidas 17 pessoas. O Grupo da Pessoa com Deficiência (financiado pelo Governo do Estado) também se fez presente. O projeto desenvolve atividades com visitas domiciliares e grupos de convivência, atendendo 35 usuários.

Já o Grupo de Teatro e Grupo de Orientação em Coreografia demonstraram no evento o que aprenderam no ano de 2017. O Grupo de Orientação de Idosos tiveram diversas atividades, uma delas foi em relação ao canto, no qual em forma de coral apresentaram a canção  Oração pela Família.

Ao meio dia foi servido um almoço e, às 13h retomada as atividades com a  participação do grupo de capoeira e a realização do primeiro “Batizado em Capoeira”.

A festa que marcou o encerramento das atividades deste ano, também teve a realização de um gincana com a colaboração da EMATER/ASCAR. Vários brindes foram distribuídos aos participante.  Por fim, as crianças foram surpreendidas pela chegada do Papai Noel, que distribuiu doces, balas e chocolate.

O prefeito Roberto Maciel, parabenizou todos os envolvidos, principalmente as famílias participante e, disse que esses programas sociais formam uma base para a preparação dessas crianças e adolescentes para o futuro. “Aqui, eles tiveram ao longo do ano orientações com diversos profissionais  para a formação de personalidade e convivência”, disse.

+ AÇÕES DO CRAS

O CRAS também é responsável por vários Grupos de Mulheres –  atividades são realizadas na cidade, na Esquina Umbu, Santo André, Picada Grande e na Linha Descovi. Totalizando 86 mulheres atendidas. Também 25 mulheres participam do grupo de Artesanato e Culinária. Em parceria com a Escola Municipal Nestor Guimarães, alunos recebem aula de Flauta.  Grupos de orientação em esporte: além de aprenderem a jogar bola, aprendem as regras, com o principal objetivo de incentivar a disciplina.

A apoiadores da  Gincana:

Fruteira e Mercado Chenerai; Lojas Rabiscus; Sicredi; Creluz; Mercado Bueno; Ponto Útil; Salão da Rosy; Auto Posto Santo Antônio; Rede Forte; DD Modas;  Farmácia Economic; Realce da Beleza; Comercial Lima; Agropecuária Pierine; Mari Confecções.