Emater/Ascar de Lajeado do Bugre realizou I Encontro da Cadeia Produtiva do Leite

No dia 30 de setembro a equipe da Emater/Ascar juntamente com a prefeitura municipal de Lajeado do Bugre e parceiros promoveram o I Encontro da Cadeia Produtiva do Leite do Município. O Município de Lajeado do Bugre é essencialmente agrícola, e a atividade leiteira represente a segunda maior fonte de renda nas propriedades de até quatro módulos fiscais.

O I Encontro da Cadeia Produtiva de Leite reuniu os produtores do município com uma produção de menos de três mil litros de leite por mês, esses agricultores fazem parte de grupos de assistência técnica organizados pela Emater/Ascar por comunidade. Os grupos de produtores de leite participam de reuniões mensais e para tratar dos temas relacionados com a atividade, tais como solos, pastagem perene, água, sombreamento, piquetiamento, sanidade animal, processamento do leite, gestão da propriedade, qualidade do leite, sucessão rural, além de visitas na unidade familiar.

O Encontro dos produtores de leite teve o objetivo de reunir os grupos para um debate juntamente com as agencias bancárias, indústria e técnicos de Emater/Ascar. O cenário atual da cadeia no município foi debatido pelos técnicos do escritório de Lajeado do Bugre, a questão da gestão da propriedade foi tema da palestra do Assistente Técnico Regional da Emater/Ascar de FW Valdir Sangaletti, o Lacticínio Alto Uruguai apresentou os objetivos e a situação da instalação do empreendimento no município. As linhas de Crédito para os produtores foram apresentadas pelo Gerente do Banco do Brasil Sandro Lorenzoni e pelo Gerente da Sicredi Maico Gallato Korsack.

A equipe da Emater/Ascar de Lajeado do Bugre destacou que a atividade tem um ótimo rendimento por hectare, gerando receita mensal para os produtores. Dessa forma, a produção leiteira apresenta grande importância social e econômica.

Fonte: Emater/Ascar – Lajeado do Bugre

zc1_w756__8c01917d0bcf187f031077ef0432438266f536685768e7392d1faa302ec0de41_j8p9h