A Escola Eugênio Korsack de Lajeado do Bugre celebrou os seus 65 anos com uma janta especial para a comunidade. No sábado (29/11), o Pavilhão da Igreja Católica da cidade foi palco de uma grande celebração, que reuniu professores, alunos, familiares e comunidade em geral.
Foram mais de 300 pessoas participantes, incluindo a equipe escolar, representantes do município, ex-professores e ex-alunos. A atual direção formada pela diretora Elisabete Bandera, vice-diretoras Ana Graciela Friederich e Marisa Ganze, além das supervisoras Francieli Rosa dos Santos e Cleny Garcia da Conceição, recepcionaram os presentes.
A atividade incluiu apresentações musicais e homenagens de ex-alunos, como a da primeira turma da 8ª série, de 1981. Estiveram presentes Anildo Lencina de Oliveira, Eliane Bonfada de Amorim, Carmem Bonfada de Amorim, Gilmar Moreira Sutel, Jorge Luiz Reis, João Carlos Piovesan e Verselino Graminho. Além deles, também participaram Antonio Julsemar Cenci (NICO) e Marines de Lourdes Maraschim (BECA).
Também foi destacado o papel da primeira funcionária da escola, Iracema Duarte, além de homenagem aos familiares do Pocidonio Duarte (in memoriam), que foi um dos fundadores da construção da escola, e do seu Emílio Korsack (in memoriam), doador do terreno para construção.que era parente de Pocidonio Duarte (in memoriam). Ele foi um dos responsáveis pela fundação da escola.
Foi lembrado com destaque, dos ex-diretores: Geni de Meira Silva; Neuza Maria Rocha; Rosane Lucia Chaves; Vera Lucia de Souza; Clenir Fortes; Nadir Terezinha Agiar Cezar; Luiz Carlos de Oliveira; Dalti Silva; Maria Salete Ramos Chiuza; Celso da Silva Amaral; Sari Lacena Soares de Souza; Maria Jussara Araujo e Silva; Alzira Cenci; Elisabete Bandera; Ionara Santos da Silva Fortes. Alguns professores marcaram presença como o Candido Assis (1º diretor), Nilva Tonin Nat, Alceu José Appelt Antunes e Sandra Bandera.
Por último, antes da diretora Elisabete fazer suas homenagens, o vereador Mário de Souza falou em nome do Legislativo Municipal. Depois, foi a vez do prefeito Ronaldo Machado destacar os 65 anos da escola. A 20ª Coordenadoria de Educação do Estado também esteve presente, representada pelo assessor jurídico Hélio Boeri.
Ao encerrar a cerimônia, a professora Elisabete Bandera fez questão de reconhecer e valorizar todas as pessoas que passaram pela escola ao longo desses 65 anos, contribuindo para o seu crescimento. Ela comentou que tudo foi feito com muito carinho e dedicação, especialmente para celebrar essa data tão importante. “Agradece a toda a equipe atual e a todos que estiveram presentes. Vida longa à escola Eugênio Korsack”, enfatizou Beti.
Por fim, o padre Leoclides Dalla Nora realizou uma bênção, e logo depois foi servido o jantar. A comemoração teve a animação do musical Embalo Show.
Parte 1: https://youtube.com/live/Zm8uraZDBZw
Parte 2: https://youtu.be/rnr_JFIeOys
Histórico da Estadual de Ensino Médio Eugênio Korsack
Contar a história da nossa escola envolveu a participação de direção, coordenação, funcionários, professores, alunos e toda a comunidade.
Segundo relatos de pessoas que viveram na época, Pocidonio Duarte decidiu que era importante construir uma escola na comunidade, que na época se chamava Linha Korsack, no município de Palmeira das Missões.
No dia 7 de novembro de 1960, o governador Leonel Brizola assinou o decreto nº 11.767, criando a Escola Rural. Naquele mesmo momento, Emílio Korsack doou um terreno ao Estado para a construção da escola. A estrutura foi feita de madeira e tinha duas salas de aula, uma sala para direção e uma cozinha. Para homenagear seu pai, Emílio sugeriu que a escola fosse chamada Eugênio Korsack. A primeira professora foi Dona Olga Tasca, seguida por Elena Bitkosck e Senita Muller, vindas de Seberi e Novo Barreiro.
Em 1962, a escola passou a contar com sua primeira funcionária, Iracema Duarte.
Em 1968, o Secretário de Educação da época oficializou o nome do estabelecimento como Escola Eugênio Korsack.
Naquela época, o povoado cresceu e virou distrito de Palmeira das Missões com o nome de Santo Antônio. Os professores vinham de outras regiões e Pocidonio Duarte foi nomeado Subprefeito.
Em 1979, o Secretário de Educação e Cultura autorizou o funcionamento da 6ª série do Ensino Fundamental. No mesmo ano, a 7ª série também começou a funcionar, e em 1980 entrou em funcionamento a 8ª série.
A portaria nº 18.149, de 31 de março de 1981, emitida pelo Decreto Estadual nº 29.008/79 e conforme a Resolução nº 111/74 do Conselho Estadual de Educação (CEE), reorganizou a Escola Rural Eugênio Korsack, que passou a se chamar Escola Estadual de 1º Grau Eugênio Korsack.
Em 1990, as antigas instalações conhecidas como Brizoletas foram substituídas por novas construções mais modernas.
Já em 2005, a escola passou a oferecer também o Ensino Médio em Tempo Integral.
Hoje, nossa escola possui sete salas de aula, biblioteca, sala dos professores, laboratório de ciências, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), laboratório de informática, secretaria, sala da direção, setor financeiro, cozinha, refeitório e um ginásio poliesportivo para aulas de educação física.
Atualmente, oferecemos Ensino Médio em Tempo Integral com uma equipe composta por 25 professores, seis funcionárias e uma monitora. Nosso número de alunos é de 201 estudantes, que vão do 1º ano do Ensino Fundamental até o terceiro ano do Ensino Médio.
A filosofia da escola é: Humanizar para formar seres críticos e conscientes.






















