FAMÍLIA DURANTI ENTREGA PRIMEIRO LOTE DE SUÍNOS NA HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE LAJEADO DO BUGRE

Dois galpões construídos no ano passado com capacidade de alojamento de 1,2 mil animais cada, resultou na realização de um sonho antigo pelos agricultores Antonio Durante e seu irmão João, moradores da linha Durati, interior do município de Lajeado do Bugre. Nesta quarta-feira (15) após 100 dias de confinamento o primeiro lote de suíno iniciou o seu transporte para o abate no frigorífico JBS – a média é de 127 quilos por animal.

Seu “Tonho” comemora o bom resultado que segundo ele, é fruto muito trabalho, força de vontade e coragem. “Acredito que isso tenha feito a diferença. Gratidão a todos que acreditarem neste projeto: nossos familiares, profissionais técnicos, e a prefeitura, que de uma forma ou de outra, auxiliaram no nosso empreendimento”, destacou o produtor.

A atividade agrícola é viabilizada através de sistema de parceria, onde a empresa fornece o suíno, assistência técnica e a ração e o produtor entra com o espaço e mão de obra. Hoje, com a tecnologia e a modernidade, a mão de obra é pequena se comparada com outras atividades.

Durante a manhã da quarta-feira (15) o prefeito Ronaldo Machado e o secretário Municipal de Agricultura, Diego Bueno, fizeram questão de acompanhar a primeira entrega na propriedade dos irmãos Duranti. “É um orgulho muito grande ver o resultado que está sendo colhido por mãos de pessoas que estão iniciando na atividade. A suinocultura além de ser uma ótima fonte de renda, também vai gerar retorno de ICMS ao município”, destacou Ronaldo.

O secretário de Agricultura acredita que mais produtores irão investir neste ramo. “Inclusive está em face de construção outras pocilgas que, iram entrar em operação nos próximos meses”, enfatizou Diego.

A prefeitura realizou várias horas de trabalho através da Secretaria de Obras, Agricultura e Meio Ambiente. Dentre os trabalhos destaca a terraplanagem, preparação de piscinas para armazenamento de dejetos suínos, manutenção das estradas, que facilitam o escoamento da produção, além de todo licenciamento ambiental. A EMATER/ASCAR, por sua vez, oferece assistência assídua e auxilio no encaminhamento do projeto.

Mais detalhes acompanhe a entrevista: