FEMINICÍDIO LEVA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE TIPOS DE VIOLÊNCIA CONTRA MULHER

Em busca de concretizar o fortalecimento do gênero e em defesa do direito da mulher, o Poder Público de Lajeado de Bugre realizou uma palestra na área indígena.

 

As mulheres kaingang receberam orientações, onde foram apresentados dados estatísticos alarmantes, no que concerne os tipos de violência. A iniciava faz parte dos projetos realizadas pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), no qual o município é conveniado.

 

Segundo a técnica de enfermagem Angélica Chiuza, da Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena, a temática é de extrema importância, devido ao aumento de casos no País.

 

Secretaria Especial de Saúde Indígena

 

O que Faz:

A Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) é responsável por coordenar e executar a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas e todo o processo de gestão do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS) no Sistema Único de Saúde (SUS).

A missão da secretaria é implementar um novo modelo de gestão e de atenção no âmbito do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena, articulado com o SUS (SasiSUS), descentralizado, com autonomia administrativa, orçamentária, financeira e responsabilidade sanitária dos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). Entre as atribuições da Sesai destacam-se: desenvolver ações de atenção integral à saúde indígena e educação em saúde, em consonância com as políticas e os programas do SUS e observando as práticas de saúde tradicionais indígenas; e realizar ações de saneamento e edificações de saúde indígena.

A Saúde Indígena conta com:

  • Conselhos Locais de Saúde;
  • Conselheiros Locais, que representam mais de 5 mil aldeias e 305 etnias indígenas;
  • 34 Conselhos Distritais de Saúde Indígena (Condisi), compostos por 1.390 conselheiros Distritais de Saúde Indígena;
  • Fórum de Presidentes de Condisi (FPCondisi).

Controle Social

  • Está garantida a participação indígena nos órgãos colegiados de formulação, e acompanhamento e avaliação das políticas públicas de saúde.

Índios do Brasil

A população indígena brasileira é de 818 mil**, sendo:

  • 758 mil indígenas distribuídos em 5.366 aldeias**
  • 305 povos diferentes, que falam 274 línguas distintas*
  • 688 terras indígenas (60,4 % regularizadas)*
  • Ocupam 12,6% do território brasileiro*

 

 

 

Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs)

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) é a unidade gestora descentralizada do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS). Trata-se de um modelo de organização de serviços – orientado para um espaço etno-cultural dinâmico, geográfico, populacional e administrativo bem delimitado –, que contempla um conjunto de atividades técnicas, visando medidas racionalizadas e qualificadas de atenção à saúde, promovendo a reordenação da rede de saúde e das práticas sanitárias e desenvolvendo atividades administrativo-gerenciais necessárias à prestação da assistência, com o Controle Social.

No Brasil, são 34 DSEIs divididos estrategicamente por critérios territoriais e não, necessariamente, por estados, tendo como base a ocupação geográfica das comunidades indígenas. Além dos DSEIs, a estrutura de atendimento conta com postos de saúde, com os Polos base e as Casas de Saúde Indígena (Casais).

 

Polo Base

Com o objetivo de atender grande parte das demandas de saúde das comunidades indígenas, os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) possuem Polos Base para o atendimento dos indígenas. Os polos são a primeira referência para as Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) que atuam nas aldeias.

Cada Polo Base cobre um conjunto de aldeias. No Brasil, os 34 DSEIs abrigam 351 Polos Base. Existem dois tipos, que são classificados de acordo com a complexidade de ações que executa.