Na tarde de quarta-feira (3/09), prefeitos e líderes da Associação dos Municípios da Zona da Produção (AMZOP) se reuniram com a Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), em Porto Alegre, para solicitar a criação de uma nova Comarca na região, com sede em Jaboticaba. O secretário de administração, Diego Bueno, representou o município de Lajeado do Bugre.
O encontro aconteceu no Palácio da Justiça, às 17h, e foi conduzido pelo deputado estadual Gilmar Sossella. Estiveram presentes a corregedora-geral, desembargadora Fabianne Breton Baisch, outros desembargadores do TJRS, além de prefeitos, advogados e lideranças locais.
A solicitação foi feita em nome dos municípios de Jaboticaba, Lajeado do Bugre, Sagrada Família, Cerro Grande, São Pedro das Missões e Boa Vista das Missões. Todos defendem que a nova Comarca seja instalada em Jaboticaba devido à sua localização central e estratégica.
Segundo o documento entregue ao TJRS, a criação dessa nova Comarca ajudaria a descentralizar os serviços judiciais, diminuir custos, ganhar tempo para os cidadãos que precisam dos serviços da Justiça, aproximar o Judiciário da comunidade e tornar os processos mais ágeis.