HABITAÇÃO: MUNICÍPIO REALIZA MAIS UM AÇÃO SOCIAL

O município de Lajeado do Bugre foi contemplado com o Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR. São 49 famílias da zona rural beneficiada.

Além do benefício da casa para moradia, as famílias estão recebendo atividades social para desenvolver ações que proporcionam uma moradia digna. O objetivo é a elevação do padrão de vida no meio rural. O programa é coordenado pela Secretaria da Assistência Social.

No dia 20 de novembro, houve mais uma ação com as famílias contempladas. Após orientação teóricas, os participantes acompanharam uma explanação coordenada pelo médico veterinário da EMATER/ASCAR, Alencar Piovesan. O profissional falou sobre zoonoses – doenças transmitidas por animais.

Por fim, o público pode participar de uma oficina sobre a produção de sabão, detergentes e amaciantes ecologicamente correto e de baixo custo.

 

 

O que são as doenças zoonoses?

As zoonoses são doenças que podem acometer tanto seres humanos quanto animais: ambos podem contaminar um ao outro. Isso ocorre porque alguns microrganismos, como vírus, bactérias ou fungos, têm a capacidade de afetar tanto as células de animais como as dos humanos.

 

Como são transmitidas?

As zoonoses podem ser adquiridas por meio do contato de seres humanos com as fezes, urina, saliva, pelos de animais contaminados e até mesmo por vetores como insetos que carregam determinados micorganismos Entretanto, a transmissão pode acontecer de outras maneiras, a depender do tipo de doença.

Veja alguns exemplos:

  • Raiva: pode ser passada para os humanos e sua contaminação acontece pelo depósito da saliva, contendo vírus rábico, em pele ou mucosa, pela mordedura ou arranhadura do animal, assim como pela lambedura de pele com ferimento já existente ou de mucosa mesmo íntegra.
  • Toxoplasmose: é transmitida pelos gatos e sua contaminação ocorre por meio da ingestão dos “ovos” do parasita que são eliminados nas fezes de gatos contaminados.
  • Leishmaniose: é transmitida pela picada de um mosquito (fêmea) infectado pelo protozoário.

 

* Fonte: https://www.vetquality.com.br/doencas-zoonoses-como-prevenir/

 

+ FOTOS:

Publicado por Lajeado Do Bugre em Quinta-feira, 29 de novembro de 2018