JULHO AMARELO: MÊS DE COMBATE AS HEPATITE VIRAIS

Julho é o mês de prevenção de diagnóstico de hepatites virais e a Secretaria Municipal de Saúde de Lajeado do Bugre informa que nesta última semana está intensificado a realização de teste rápido, que diagnostica as hepatites B e C. O procedimento está sendo realizado durante o turno da tarde.

 

Dados nacionais:

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde apontam que no Brasil mais de 70% das mortes por hepatites virais são decorrentes da Hepatite C, seguido da Hepatite B, com 21,8% e a Hepatite A, com 1,7%. Visando reduzir os índices no início do ano foi instítuído no país o ‘Julho Amarelo’. A Lei 13.802 sancionada prevê que o mês seja voltado para a luta contra as hepatites virais.

 

Testes rápidos

Através dos testes rápidos é possível saber em até 30 minutos se você tem algum tipo de hepatite, sem a necessidade de realizar exames laboratoriais. Para fazer o teste é só procurar uma unidade de saúde. O exame é feito com a coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo, depois é só esperar o resultado e iniciar o tratamento, caso seja necessário.

 

Transmissão

Hepatite B: É transmitida pelo sangue e/ou nas relações sexuais sem preservativo. É possível contrair a doença por meio do compartilhamento de objetos como agulhas e seringas, lâminas de barbear, materiais cirúrgicos e odontológicos, materiais de manicure sem adequada esterilização ou por meio de materiais para confecção de tatuagens e colocação de piercings.

 

Hepatite C: É transmitida pelo sangue, uso de drogas com compartilhamento de seringas, agulhas e canudos de inalação e materiais perfurocortantes contaminados. Quem recebeu transfusão de sangue e/ou hemoderivados antes de 1993 deve fazer o teste.