O governo do Estado, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e o programa Sustentare, realizou a doação de 10 computadores para a secretaria de Assistência Social de Lajeado do Bugre. A entrega foi realizada no último mês.
De acordo com a coordenadora do CRAS, Gláucia Regina Brocco, os equipamentos doados têm como objetivo oferecer cursos de informática para as crianças e adolescentes atendidos pela Assistência Social e pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Além disso, esses recursos vão ajudar a melhorar os serviços socioassistenciais oferecidos à comunidade.
Provenientes de órgãos públicos e de outras esferas, os eletroeletrônicos foram recolhidos pelo programa Sustentare e recondicionados com o apoio da Fundação O Pão dos Pobres, onde contribuíram com a profissionalização de jovens em situação de vulnerabilidade social, alunos do curso de manutenção de computadores oferecido pela entidade, gerando inclusão socioambiental e sociodigital.
O prefeito Ronaldo Machado ficou feliz com a entrega dos equipamentos. Ele afirmou: “Esses computadores são muito importantes. Serão usados em oficinas para nossa comunidade e vão ajudar no desenvolvimento dos nossos jovens.”
PROGRAMA SUSTENTARE – Gerido pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), o Sustentare trata da destinação e do descarte de ativos eletroeletrônicos de órgãos e entidades do Estado do Rio Grande do Sul e outras esferas, com o objetivo de promover inclusão socioambiental e sociodigital, ampliando ou implantando ambientes de informática em diversas instituições gaúchas, como escolas, hospitais, presídios, APAEs, entre outras.