LAJEADO DO BUGRE REALIZOU CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

O Poder Público de Lajeado do Bugre, por meio da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou na tarde da última sexta-feira, dia 12/04, a 6ª Conferência Municipal de Saúde. O evento aconteceu no salão da Igreja Católica, e reuniu mais de 150 pessoas, entre profissionais do setor, professores, usuários do SUS, entidades e gestores municipais.

A Conferência foi dividido em uma palestra, debates dos eixos temáticos, apresentação das propostas e eleição dos delegados. Conforme o prefeito em exercício, Ronaldo Machado, foi um momento democrático e importante para levantar propostas para os próximos quatro (4) anos.

Após a leitura e aprovação do Regimento da 6ª Conferência Municipal de Saúde, para colaborar no debate, o secretário executivo do CONSIM (Consórcio de Saúde Intermunicipal), Vergílio Casani, a nutricionista e professora da UFSM/Campus Palmeira das Missões, Adriana Servi, e o enfermeiro da Unidade de Saúde do município de Sagrada Família, Gilberto Roodes Rodrigues assumiram os trabalhos, falando sobre a temática “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS (Sistema Único de Saúde).
.
Em seguida, três eixos temáticos como Saúde como Direito, Consolidação do SUS e Financiamento do SUS, foram debatidos em grupo. Deles saíram propostas socializadas e aprovadas na plenária.

No final da conferência foi realizada eleição para escolha dos delegados que irão representar o município de Lajeado do Bugre na X Conferência Estadual de Saúde. A conferência também teve a participação da presidente do Conselho Municipal, Pedro Matias, secretário de Saúde, Diego Cardoso, coordenadora da conferência, Aliciane Drabach, servidor da 15º CRS (Coordenadoria Regional de Saúde), Garzelon Aragonez, e do administrador do Hospital de Caridade de Palmeira das Missões, Sérgio Valter Blumke.

O médico da Unidade de Saúde de Lajeado do Bugre, Onazus Suzano, prestigiou o evento que, na oportunidade foi homenageado. O profissional está há mais de 12 anos prestando atendimento para a população do município.

+ Fotos: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2570652116495014&set=pcb.2570658683161024&type=3&theater