LAJEADO DO BUGRE: VOTAÇÃO DA CONSULTA POPULAR INICIA NESTA QUARTA-FEIRA

Neste ano, a votação da Consulta Popular 2019/2020 será realizada nos dias 4, 5 e 6 de setembro em todo o Estado, por meio de voto secreto. Na oportunidade os eleitores estarão escolhendo as demandas mais importantes para o desenvolvimento da região.

Estão habilitados a participar os eleitores com domicílio eleitoral no Rio Grande do Sul, podendo escolher apenas uma demanda.  Os eleitores poderão votar em apenas um dos Programas ou Ações constantes da cédula de votação, que poderá ser realizada Pelo site da Consulta: www.consultapopular.rs.gov.br. Para a votação é necessário o número do título de eleitor.

Um grupo estará percorrendo o município para auxiliar na votação. Os projetos que constam na cédula de votação são os seguintes:

1 – Fomento ao Empreendedorismo Geral;

2 – Fomento à produção, comercialização e ao consumo regional;

(Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural)

3 – Desenvolvimento de circuitos turísticos;

4 – Incentivo a formalização de empresas industriais;

5 – Desenvolvimento de ações voltadas a divulgação dos serviços na região;

(Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão e Secretaria de Governança e Gestão Estratégica).

MAIS SOBRE A CONSULTA POPULAR

O enfoque da Consulta Popular 2019 é o Desenvolvimento Regional, valorizando projetos que ampliam o crescimento econômico, ciência e a inovação em áreas como Agricultura, Infraestrutura, Turismo entre outros.

Antes da eleição, a SGGE realizou 56 assembleias regionais com os Coredes para definir os projetos a serem votados pela população. Ao todo, 97 serão disponibilizados nas cédulas de votação e o cidadão poderá escolher apenas um. Destes, 42 serão eleitos pela população.

A verba disponível para esta realização foi de R$ 20 milhões e será dividida nas 28 regiões dos Coredes. A premissa é aplicar a Consulta Popular como um meio para impulsionar o desenvolvimento regional, fortalecer a participação e comprometimento da sociedade, promover a avaliação de políticas públicas e valorizar as realidades de cada região.