MUNICÍPIO PROMOVE AÇÃO DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL

Na terça-feira da semana passada, dia 17, a equipe do Plano Municipal de Saneamento Básico, esteve visitando a escola Municipal Nestor Guimarães. A diretora do educandário, professora Jucineia Alves, deu as boas-vindas a equipe e abriu o evento. A iniciativa faz parte das ações prevista no Plano.

Segundo os organizadores, a ação realizada no educandário objetivou a conscientização de alunos e pais sobre a importância da reciclagem de pneus, garrafas pet, embalagens plásticas e restos de comidas. Também foram distribuídos encartes produzidos pelo CIGRES – Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos.

Margarete Duranti coordenou a palestra para mais de 100 pessoas. “Conscientizar a população para uma mudança comportamental em relação à coleta e ao descarte correto dos resíduos sólidos, bem como a produção em menor escala é responsabilidade de todos”, comenta a assistente social.

A iniciativa segundo o prefeito Roberto Maciel, faz parte das metas previstas no Plano Municipal de Saneamento Básico. A proposta de separação dos resíduos visa auxiliar a empresa que recolhe o lixo, diminuindo a quantidade destinado ao aterro sanitário e também por consequência, diminuindo o custo para a os cobres da Prefeitura. “ É preciso fazer esta conscientização, os alunos são os multiplicadores deste projeto de reciclagem”, afirmou Beto.

Outra preocupação é com o material orgânico. A Prefeitura e a EMATER estão trabalhando com algumas alternativas. Uma delas é a realização da compostagem. Compostagem é uma solução fácil que propicia um destino útil aos resíduos, além de trazer muitas vantagens para o meio ambiente e para a saúde pública.

Participaram da palestra o secretário de Administração, Vanderli Alves Pereira, técnico agrícola Dejavam Vatiesco Machado e a vigilante sanitária Daiane Mafalda.