MUNICÍPIO REALIZOU CONFERÊNCIA DE EDUCAÇÃO – CONAE 2024

A Secretaria Municipal de Educação e o Fórum local de Lajeado do Bugre, realizaram 1ª Conferência Municipal de Educação como parte da Conferência Nacional de Educação (CONAE), edição 2024. O evento foi realizado em duas etapas: a primeira de forma on-line (04/12), abordando a temática “O PNE como articulador do Sistema Nacional de Ensino e sistematização das estratégias.

Já a segunda etapa foi realizada de forma presencial no dia 05 de dezembro, no auditório da Câmara de Vereadores. A coordenadora pedagógica, professora Rosangela Dallabrida, deu aos boas-vindas aos profissionais da educação do município. A etapa abordou “As práticas educacionais no cotidiano escolar”, ministrado pelo psicólogo Marcos Aurélio Alves.

A conferência que precede a estadual e a nacional, acontece em todo o país, e tem como tema o “Plano Nacional de Educação 2024-2034. Durante os dois dias, os participantes tiveram a oportunidade de discutir o tema, propor diretrizes, metas e estratégias do novo Plano Nacional de Educação (PNE). Os resultados das discussões e debates vão ser encaminhados aos Fóruns Estaduais de Educação, responsáveis pela sistematização de propostas de emendas ao Documento Referência e pela organização das conferências estaduais.

Como informado pelo Ministério da Educação (MEC), os resultados dessas conferências (municipal, estadual e nacional) vão contribuir com o diagnóstico da situação educacional e também com proposições de diretrizes, metas e estratégias para o PNE da próxima década (2024-2034).

Mais detalhes no link: