Os conselheiros tutelares eleitos para o mandato 2016-2020 tomaram posse no domingo (10/01) nas cidades em que a votação ocorreu até o final do ano passado. Mais de 90% dos municípios escolheram os representantes no dia 4 de outubro de 2015.
De acordo com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o país tem cerca de 30 mil conselheiros tutelares, responsáveis por defender crianças e adolescentes com direitos violados. No exercício das atividades, atuam no combate a situações de negligência, exploração sexual e violência física e na fiscalização e aplicação das políticas públicas direcionadas à infância e à adolescência.
Os conselhos tutelares são órgãos autônomos e permanentes, que integram a administração pública local. O Brasil tem 5.956 conselhos tutelares instalados em 5.559 municípios. Alguns municípios têm mais de um, e seis não têm conselhos instalados.
No município de Lajeado do Bugre, os novos conselheiros assumiram o cargo em um evento realizado nas dependências da Secretaria de Assistência Social. Neste dia (10/01), familiares e comunidade acompanharam a posse, além de autoridades do município e membros da comissão eleitoral.
O presidente do COMDICA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Claudimar Beckmann, destacou em seu discurso à responsabilidade do cargo e a importância dos profissionais. Logo após, realizou a posse dos cinco conselheiros, sendo eles: Fernanda Graça de Oliveira; Sueli Silva de Sá; Ana Carla Vieira; Paola Cristine Sartori e Vanderli Alves Pereira.