PREFEITO PARTICIPOU DE REUNIÃO DE APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA GERA AO DEPUTADO COVATTI FILHO

Aconteceu durante o final da tarde de sexta-feira, 25/08, uma reunião no gabinete do prefeito Antônio Ferreira, para apresentar o projeto GERA ao deputado Federal Covatti Filho (PP). O encontro contou com a participação do prefeito Roberto Maciel e da 1ª Dama / secretária de Assistência Social, Gilvane B. Santos. Vice-prefeitos, secretários e vereadores de São Pedro das Missões, Jaboticaba e Sagrada Família, também estivem presentes.

Segundo o prefeito de São Pedro das Missões, o encontro serviu para que o Parlamentar pudesse conhecer a iniciativa e, logo defender o projeto na esfera Federal, visando buscar recursos frente à União, afim de implementar definitivamente o projeto.

O projeto GERA tem como objetivo de promover o desenvolvimento rural sustentável nos 14 municípios com ações técnicas e de capacitação de agricultores familiares de vulnerabilidade social e econômica pela inclusão produtiva, foi criado o Programa Gera. O convênio do Programa da UFSM junto do Ministério de Integração Nacional (MI) foi feito em 20 de outubro de 2015. Desde então, faltaria apenas o repasse para que a instituição iniciasse as atividades. O Programa Gera foi escolhido pela sigla, pois a palavra tem representatividade, gera inclusão, gera produção, gera conhecimento, gera ações sociais e gera desenvolvimento para com produtores rurais.

Participam do processo agentes técnicos da Emater-RS/Ascar, além dos conveniados da Embrapa, Funasa, acadêmicos e docentes da UFSM dos cursos de Agronomia, Engenharia Ambiental e Sanidade, Engenharia Florestal e Relações Públicas.

Público-alvo
Pequenos produtores rurais da Agricultura Familiar, inscritos no Cadastro Único do Governo Federal que estão em estado de vulnerabilidade social, econômica e de produção e que recebem o bolsa família.

Municípios
Ao todo, 14 municípios de três regiões do Estado participam do Programa Gera, são eles: Ametista do Sul, Caiçara, Espumoso, Frederico Westphalen, Ibirapuitã, Jaboticaba, Campos Borges, Lajeado do Bugre, Pinhal, São José das Missões, São Pedro das Missões, Sagrada Família e Ronda Alta.