PREFEITURA DISCUTE PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO COM POPULAÇÃO

De acordo com o Decreto 8.629 de 30 de dezembro de 2015, todos os municípios brasileiros devem elaborar o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) até 31 de dezembro de 2017.

Em parceria com Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a prefeitura de Lajeado do Bugre está construindo o Plano Municipal de Saneamento Básico. Na última terça-feira (15/08), a equipe executiva do município, realizou uma reunião com os moradores da linha Picada Grande e Descove. Cerca de 25 pessoas acompanharam as atividades.

Durante a audiência Claudimar Beckmann apresentou e contextualizou  temas em relação ao Abastecimento Público, Esgotamento Sanitário, Drenagem e Resíduos Sólidos.  Após os participantes responderam um questionário sobre os quatro eixos do plano. Em seguida a consulta pública foi aberta para a contribuição da população, que expôs diferentes demandas relacionadas com o tema.

Segundo a assistência social Margarete Duranti, se faz necessário discutir essa política da água e esgoto que são essenciais a vida das pessoas. “Em pleno século XXI ainda temos pessoas que padecem e até mesmo morrem no mundo por falta de água potável ou esgoto tratado, duas ações que são responsáveis por combater doenças”, disse a funcionária municipal.

“Essas ações são importantes para população e para nossa cidade. Por isso, é importante que a sociedade e as instituições interessadas participem desse debate, apresentem sugestões”, ressaltou o prefeito Roberto Maciel.

O Plano Municipal de Saneamento Básico contemplam o avanço na implantação do sistema público de esgotamento sanitário e a oferta de água tratada mudando a realidade da cidade quanto a um problema que atinge a maioria dos municípios do Brasil que não dispõem de serviços mínimos como água potável e esgotamento sanitário.

Segundo a fiscal sanitária, Daiane M. de Almeida, a próxima ação será no dia 23, quarta-feira, na linha Esquina Umbu, Amorim, Cordilheira e Desoti. A reunião inicia às 13h30, no pavilhão comunitário da Esquina Umbu. Também está previsto a visita da equipe da FUNASA durante este dia.

Mais fotos:

Publicado por Lajeado Do Bugre em Quinta-feira, 17 de agosto de 2017