PREFEITURA ESTÁ IMPLANTANDO A COLETA SELETIVA

Uma reunião realizada nesta terça-feira, dia 2, com a Prefeitura Municipal e a EMATER/ASCAR definiu algumas ações para orientar população de Lajeado do Bugre sobre a implantação da coleta seletiva de lixo. A coleta está sendo implantada neste mês de abril.

A iniciativa no município, segundo o secretário de Administração, Vanderli Alves Pereira,  faz parte das metas previstas no Plano Municipal de Saneamento Básico.  A proposta de separação dos resíduos visa auxiliar a empresa que recolhe o lixo, diminuindo a quantidade destinado ao aterro sanitário e também por consequência, diminuindo o custo para a os cobres da Prefeitura. “Pedimos o apoio da população, pois isso é uma questão de educação e não dá pra fazer da noite pro dia. Requer tempo, requer hábito até se tornar um costume”, argumenta Vande.

Na reunião ficou decidido que no dia 23, terça-feira, às 8h30, a equipe gestora fará uma capacitação com os agentes de saúde, profissionais do PIM (Primeira Infância Melhor), CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), diretores das escolas municipais e da Estadual,. O objetivo da iniciativa é a mobilização destes agentes para conscientizar sobre a importância da coleta seletiva para os moradores da cidade.

Outra preocupação é com o material orgânico, já que não vai ser recolhido pelo caminhão. A Prefeitura e a EMATER estão preparando algumas alternativas. Uma delas a realização da compostagem. Com a iniciativa vai diminuir o mau acondicionamento do lixo orgânico, e a Compostagem é uma solução fácil que propicia um destino útil aos resíduos, além de trazer muitas vantagens para o meio ambiente e para a saúde pública.

Segundo a extencionista social da EMATER, Michele Carvalho, a ideia inicial vai ser a distribuição de “bomboneira” para a população dar o destina correto do material. “Nesta caixa vão ser colocados, alternadamente, camadas de palha com restos de folhas de jardim e outra camada com resíduos como cascas de frutas e restos de comida. Após a carga total da composteira, espera-se um período de 2 a 3 meses para estar pronto o composto também conhecido como adubo orgânico”, detalhou Michele.

Coleta seletiva de lixo: importância, benefícios e como fazer

A coleta seletiva é o método de otimização dos processos de destinação adequada do lixo. E por falar em lixo… Vale a pena ressaltar que lixo é uma palavra geral para designar as palavras “resíduo” (os descartes que ainda têm alguma utilização possível por meio da reciclagem ou reutilização) e “rejeito” (aqueles que já não podem ser utilizados novamente).

A importância da coleta seletiva é justamente a redução dos impactos ambientais do consumo. Quando separamos o lixo (ou o que sobrou do que consumimos), facilitamos muito o seu tratamento e diminuímos as chances de impactos nocivos para o ambiente e para a saúde da vida no planeta, incluindo a vida humana.