No final do mês de agosto uma comitiva de prefeitos da região, entre eles Onei Pietrobelli, de Lajeado do Bugre, esteve em Brasília, quando se fez acompanhar pelo o articulador de projetos e ex-prefeito de Ronda Alta, Saul Barbosa e pelo professor Genécio Mário de Roda, da Universidade de Santa Maria – Campus Frederico Westphalen.
Lá trabalham na liberação de recursos junto ao Ministério da Integração, para serem investidos nos municípios da região. O projeto, que também envolve o município de Lajeado do Bugre, pretende fomentar o fortalecimento de cadeias produtivas, como a do leite, piscicultura e de hortigranjeiros. Este projeto iniciou no ano de 2014, e a partir de lá foram organizadas várias reuniões nos municípios envolvidos.
No ano de 2015 ouve um acerto com o Ministério da Integração para a liberação de recursos, mas devido à instabilidade política e financeira vivida pelo Brasil, acabou tendo esses recursos retidos pela União.
No dia 31 de agosto, em contato com o secretário do Ministério da Integração, ouve a promessa da liberação dos recursos ainda neste ano, onde o valor que será destinado servirá para realizar um trabalho de diagnóstico de como estas atividades que possam melhorar o dia a dia das propriedades rurais e torná-las mais produtivas, trabalho que está sendo realizado em parceria com prefeituras, Emater, Embrapa e a Universidade de Santa Maria.
O montante a ser liberado deve girar em torno de 217 mil reais, que servirá num primeiro momento para o estudo que será feito, e a partir deste estudo as ações devem começar a ser realizadas. A totalidade de recursos que devem ser aplicados para este fim nos próximos anos da região deve chegar a 31 milhões de reais.
– Cada município, cada propriedade é uma realidade. Nós vamos fazer um desenho quase que individualizado de cada propriedade, tentando chegar a um contexto de região para o desenvolvimento macro. Já há várias ações sendo realizadas desde o ano passado, mesmo sem recursos disponíveis, mas se esses recursos definitivamente forem depositados agora, nós já estamos com a equipe formada e treinada para isso, imaginamos que logo, no máximo até o final do ano consigamos iniciar as visitações”, explicou o professor Genésio.
O nome GERA foi dado ao programa, e os próprios alunos e professores da Universidade estarão envolvidos nas atividades.
SOBRE O CISP:
O Consórcio Público Intermunicipal de Inclusão Social e Produtiva- CISP, envolve os municípios de Lajeado do Bugre, Sagrada Família, São Pedro e São José das Missões.
Constitui-se sob a forma de associação pública, de direito público, sem fins lucrativos, objetivando coordenar e ordenar a utilização dos recursos humanos, materiais financeiros disponíveis nas esferas de governo municipal, estadual, federal e também junto a fundações e instituições internacionais para reforçar o papel dos municípios consorciados na elaboração e gestão das políticas públicas e captação de recursos nas seguintes áreas: assistência social, cultura, turismo, educação, desenvolvimento econômico, desenvolvimento social, inclusão social, infraestrutura urbana e rural, meio ambiente, esporte e lazer, políticas para mulheres, jovens, crianças, adolescentes portadores de necessidades especiais e idosos, de geração de emprego e renda, desenvolvimento agrário, habitação, regularização fundiária, segurança pública, patrimônio histórico, saúde, saneamento, gerenciamento de resíduos sólidos urbanos, gestão pública, comunicação (rádio, TV e internet),ciência e tecnologia, integração regional, defesa civil, de combate as drogas e da igualdade racial e social para todos os municípios integrantes do Consórcio Público Intermunicipal de Inclusão Social e Produtiva- CISP.