SECRETÁRIO DE SAÚDE PARTICIPOU DO CONGRESSO COSEMS/RS

Foi realizado entre os dias 8, 9 e 10, em Porto Alegre, o 29º Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul. E vento reuniu secretários, gestores e prefeitos para discutir os desafios do SUS.

O secretário municipal de Saúde de Lajeado do Bugre, Maico de Lima, participou desde importante evento. “ O Congresso abordou importantes temas acerca da gestão do SUS nos municípios, por meio de painéis, oficinas, palestras e mesas redondas”, disse o secretário.

Com o tema da edição de 2017 do Congresso COSEMS/RS “A Qualidade da Governança do SUS”, o presidente da entidade, Diego Espindola, agradeceu os mais de 800 participantes do evento. “Estamos falando de um dos maiores congressos já realizados pelo COSEMS/RS”, disse. Espindola apontou que a grande participação dos gestores e secretários municipais de saúde reforça a importância de discutir a qualidade de governança do SUS, pois os representantes dos municípios vieram em busca de informações novas e de debater as atividades do dia a dia, até as mais complexas enfrentadas em cada município. “A gestão não é fácil. Somos nós que fazemos o sistema de saúde funcionar. Mesmo com a crise social, política e econômica que o nosso país está enfrentando, continuamos na luta, dia após dia, para levar qualidade do acesso para todo Rio Grande do Sul”, disse.

Em sua estadia em Porto Alegre, Maico aproveitou para entregar um ofício ao Senador Lazier Martins (PSD), solicitando uma ambulância para o município. Também o secretário participou de uma audiência com o vice-governador do Estado: A reunião priorizou discutir os repasses atrasados para o município e para o Hospital de Caridade de Palmeira das Missões.