O Setor de Fiscalização da Secretaria de Agricultura de Lajeado do Bugre reforça a importância de os agricultores emitirem a nota fiscal de produtor no próprio município. Durante este período da colheita do milho, os servidores Vatiesco Duarte e Pedro Molinari fizeram visitas a uma empresa de recolhimento de grãos e também a algumas propriedades do município.
A emissão correta da nota garante maior arrecadação, fortalece a economia local e assegura que os recursos retornem em forma de investimentos para a comunidade, especialmente no setor agrícola.
Também a iniciativa, visou orientar os produtores com receita bruta anual inferior a R$ 360 mil poderão utilizar os talões de produtor rural em papel já impressos até o dia 30 de abril. A prorrogação foi definida pela Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul (Sefaz-RS) e atende a uma demanda do setor, com o objetivo de facilitar a adaptação ao sistema de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).
Desde o dia 5 de janeiro, a emissão de nota fiscal eletrônica passou a ser obrigatória para todos os produtores rurais em operações internas no Estado. No entanto, para os pequenos produtores, foi autorizada a utilização do talão modelo 4 remanescente, até o prazo estabelecido, enquanto ocorre a transição definitiva para o sistema digital.
A Secretaria orienta que, em caso de dúvidas, os produtores procurem o setor para receber as devidas orientações.




