DESASSOREAMENTO TEVE INÍCIO EM LAJEADO DO BUGRE

 

O governador Eduardo Leite, anunciou em agosto do ano passado, a segunda fase do Programa Desassorear RS, no qual o município de Lajeado do Bugre foi contemplado com até R$ 750 mil, valor que será destinado à limpeza e ao alargamento do córrego que corda a cidade, atendendo a uma demanda antiga da comunidade. As máquinas e equipamentos necessários para a execução serão disponibilizados pelo governo estadual.

 

O Programa de Desassoreamento do Rio Grande do Sul (Desassorear RS) integra as ações do Plano Rio Grande e tem como objetivo promover o desassoreamento e limpeza de arroios, canais de drenagem e sistemas pluviais de municípios que, em decorrência das enchentes, declararam situação de emergência ou estado de calamidade. O trabalho é realizado pelas secretarias de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur) e de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), juntamente com as gestões municipais, que contam com financiamento, suporte técnico e supervisão do Estado, buscando promover mais segurança, estabilidade e resiliência a alagamentos.

 

Neste sentido, na manhã de quinta-feira, dia 15, a equipe encarregada das obras iniciou o desassoreamento na cidade. O riacho que passa pelo município está sendo alargado e aprofundado para aumentar a capacidade de água, especialmente em dias de chuva.

 

O prefeito Ronaldo Machado e o secretário de Obras, Adalvan Brizolla, estiveram presentes para acompanhar o começo dos trabalhos.