LAJEADO DO BUGRE RECEBE CERTIFICADO AMIGO DA VACINA

Foi entregue, na quarta-feira (20/8), o selo Município Amigo da Vacina, iniciativa da Secretaria da Saúde (SES), em parceria com o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), para incentivar o aumento da cobertura vacinal do Estado. Ao todo, 415 municípios foram certificados por terem atingido as metas estabelecidas em 2024 para as vacinas pentavalente, tríplice viral e contra o HPV. Em comparação com o ano anterior, houve aumento da porcentagem de crianças e adolescentes que receberam os imunizantes.

 

Maico de Lima, vice-prefeito e secretário de Saúde de Lajeado do Bugre, foi agraciado com a honraria pela titular da Secretaria Estadual de Saúde, Arita Bergmann. A enfermeira Cristiane Christovan também esteve presente no ato.

 

A cerimônia de entrega dos certificados foi realizada no auditório do MPRS, em Porto Alegre, e contou com as presenças da titular da SES, Arita Bergmann, da subprocuradora-geral de Justiça, Isabel Barrios, que representou o procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, e da promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Educação Infância e Juventude do ministério público, Cristiane Corrales.

Nesta segunda edição da inciativa, dos 415 municípios contemplados, 139 receberam o selo ouro por terem atingido as metas nos três imunizantes; 153, o selo prata (metas atingidas em dois dos três imunizantes); e 123, o selo bronze (meta atingida em um imunizante).

 

 

AS VACINAS:

 

Pentavalente: protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e infecções causadas pela bactéria Haemophilus influenzae tipo B. Deve ser aplicada no primeiro ano de vida do bebê, em um esquema de três doses (aos dois, quatro e seis meses de idade).

Tríplice Viral: protege contra o sarampo, caxumba e a rubéola. Uma dose deve ser aplicada aos 12 meses de idade e a segunda aos 15 meses (com a tetraviral, que protege adicionalmente contra varicela).

 

HPV: protege jovens e adolescente contra o papilomavírus humano, responsável pela infecção sexualmente transmissível mais frequente no mundo e associado ao desenvolvimento de quase todos os casos de câncer de colo do útero, bem como de diversos outros tumores em homens e mulheres. A vacina é indicada para meninas e meninos de nove a 14 anos, com esquema de dose única.